lasanha de salmão

quinta-feira, 14 de julho de 2011


Hoje vou deixar-vos aqui a receita que fiz de lasanha de salmão.

Ingredientes (5 pessoas):

placas de massa fresca para lasanha (q.b.)
lombos de salmão congelado (400 grs)
espinafres (q.b.)
azeite (q.b.)
sal (q.b.)
4 dentes de alho
250 ml de molho bechamel
queijo ralado (q.b.)

Preparação:

cobrir o fundo de uma frigideira anti-aderente com azeite, levar a lume médio, juntar-lhe o alho laminado e mexer até o mesmo estar dourado, sem queimar. Desligar o fogão e rejeitar alho. Os espinafres foram previamente aferventados em água com sal (pouco) e bem escorridos e o salmão foi cortado em cubos pequenos que levaram um  bocadinho de sal. Levar novamente a frigideira com o azeite a lume médio e deitar-lhe os espinafres, mexendo bem para se envolverem no azeite, adicionam-se os cubos de salmão, mexendo cuidadosamente durante 3 ou 4 m e por fim rega-se com o bechamel, tornando a mexer para que fique uma mistura homogénea. Num tabuleiro que possa ir ao forno colocam-se alternadamente folhas de massa e camadas do preparado de salmão, começando por uma folha de massa e terminando com um camada do preparado. Finalmente cobre-se com queijo ralado e leva-se ao forno (previamente aquecido), a 180º, durante 30 m.

Há certas quantidades que não consigo indicar, porque por exemplo, utilizei um pouco de espinafres que tinha no congelador, dos quais desconheço o peso. Quanto ao queijo ralado, parte dele foi um resto que estava tbm congelado, que completei com outro fresco.

Queria ainda dizer-vos que a lasanha é uma receita muito versátil, podendo levar na sua confecção inúmeros elementos (eu por exemplo gosto muito da lasanha de bacalhau). É também uma comida que pode congelar-se, o que a torna muito prática.


Bom apetite!

culinaria da libania Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino