costoletas de vitela grelhadas, com arroz de grelos

sábado, 9 de abril de 2011






a receita de hoje (fotos acima) - costoletas de vitela grelhadas, com arroz de grelos - é, como todas as que costumo postar, simples de confeccionar, e leva pouco tempo a preparar.

Ingredientes (duas pessoas):

2 costoletas de vitela (médias)
azeite (q.b.)
sal (q.b.)
1 copo pequeno de arroz
1 molhinho de grelos
água (q.b.)
1 cebola (pequena)
2 dentes de alho
1 tomate maduro (médio)

Preparação:

(Quanto aos grelos tenho o costume de os preparar em grande quantidade e congelar de maneira a ficarem prontos a cozer. Quando os encontro frescos e tenros, levo um serão para os escolher, lavar passando-os pos várias águas, a penúltima com vinagre, secando-os com um pano de cozinha de algodão e ensacando-os para os levar ao congelador.)

Cobre-se o fundo de um tacho com azeite, a cebola e os alhos picados, o tomate pelado e desfeitos aos bocados, e leva-se a lume médio, mexendo com colher de pau, até estar tudo macio. Entretanto levou-se água a ferver (3 copos), e deita-se no tacho, mexendo, deixando levantar fervura novamente, juntando-se-lhe os grelos que se aconchegam com a colher, de modo a ficarem bem cobertos pela água. Deixam-se cozer cerca de 8 m, mexendo-se de quando em vez, e é chegada a vez do arroz entrar no tacho, temperando-se de sal e mexendo. Quando a água levantar fervura, baixa-se o lume para o mínimo e coze durante 10 m, ficando pronto.
Quem gostar dele malandrinho obviamente tem de utilizar mais quantidade de água.

No que respeita às costoletas, na altura em que se deita o arroz no tacho, leva-se uma frigideira anti-aderente a lume forte até aquecer bem, retira-se e unta-se com azeite, com a ajuda de papel de cozinha, e torna-se a colocar ao lume, baixando-o para médio, acondicionando-se então as costoletas lado a lado, temperando-as com um pouco de sal nessa fase, e passados 3 a 4 m voltam-se, deixando grelhar mais 3 ou 4 m do outro lado. Para quem gosta delas muito bem passadas tem de as deixar estar mais tempo a grelhar. Para nós ficaram "no ponto".

Acompanhamos com pão, salada gourmet marca DIA e para sobremesa utilizámos morangos, os quais passamos sempre por várias águas, sendo que a penúltima leva vinagre. Este método de lavagem e desinfecção de legumes e frutas é seguido cá em casa já há algum tempo.

Bom apetite!




bacalhau estufado

sexta-feira, 1 de abril de 2011






A receita que vou deixar hoje, de bacalhau estufado, é rápida de confeccionar, económica e saborosa. Pode ser  acompanhada com cuscus, arroz branco ou massa. Nós optámos por acompanhar simplesmente com salada (gourmet DIA) e pão.

Ingredientes (duas pessoas):

1 embalagem de farripas de bacalhau, demolhado e congelado
1 cebola média
2 dentes de alho
6 pedacinhos de pimento congelado
1 tomates maduro (médio)
1 pitada de açúcar
1 cálice de vinho do Porto
1 molhinho de salsa
umas gotinhas de tempero picante
azeite (q.b.)

Preparação:

Cobrir o fundo de um tacho médio com azeite e levá-lo a lume médio, com a cebola e os dentes de alho picados, o pimento, e o tomate pelado e desfeito aos pedaços, uma pitada de açúcar, e ir mexendo com colher de pau até estar tudo frito. Juntam-se as farripas de bacalhau, salpicam-se com a salsa desfeita aos bocados, mexe-se bem, deita-se o picante e o cálice de vinho do Porto, mexe-se novamente e deixa-se cozinhar durante cerca de 10 m, mexendo de vez em quando, baixando o lume para o mínimo, caso se torne necessário.

Acompanhámos com pão e salada.

Para sobremesa escolhemos laranja, e, para alegrar (e perfumar) a mesa, coloquei numa jarra antiga, pequenina, da Vista Alegre, uma haste de aipo, duas  campainhas côr de rosa e uma frésia branca, colhidas no meu canteiro.

Ver fotos acima.

Bom apetite!


culinaria da libania Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino