Dica associada a culinária

sexta-feira, 27 de agosto de 2010


Hoje não vou postar nenhuma receita, mas sim uma dica.
Não é da minha autoria. Num restaurante, foi-nos servido arroz de feijão, num tacho, o qual tinha uma rolha de cortiça entalada na pega da tampa. Achei a idéia genial; afinal é uma maneira de reutilizarmos as rolhas retiradas das garrafas usadas, e, nada melhor do que um bom isolante do calor, como a cortiça, para pegar na tampa sem nos queimarmos! Claro que o meu trem de cozinha já está todo "equipado" nesse sentido, conforme foto. Gostaram? Se tiverem dicas interessantes sobre cozinha e quiserem partilhar, mandem. É sempre bom aprender...e partilhar!

coelho assado na brasa

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Pois é, nunca tinha conseguido fazer brasas de jeito. Essa tarefa tinha de ficar sempre para o meu sócio!
Há pouco tempo, uma amiga mandou-me um mail, com uma técnica para fazer as ditas. Hoje resolvi experimentar. Disse ao marido que ia assar  o coelho que nos tinha sido oferecido (Obrigada compadre Pinto), na churrasqueira, e que, se quisesse ajudar, podia fazer a salada e pôr a mesa. Ficou desconfiado das minhas assaduras, naturalmente, mas aceitou.

Vamos a factos:

O coelho, pequeno, como gostamos, foi bem espalmado ao meio. Fiz um molho com azeite, sumo de limão, alho picadinho, sal e picante. Não deitei colorau, porque deixei acabar! Untei o bicho, de ambos os lados, com o molho, e lá foi na grelha, com as brasas no ponto certo, a assar lentamente. De cada vez que o voltava, tornava a passar-lhe um pouco do molho, utilizando um molhinho de salsa, para o efeito.

E lá ficou ele, bem tostadinho e saboroso. Foi comido acompanhado de salada de tomate e de pão rústico.

Se algum de vós quiser que eu lhe envie o tal mail que me pôs a fazer brasas em condições, é só dizer e indicar o e-mail para onde o devo encaminhar. A técnica é bem simples, nem leva acendalhas!

bom apetite!

Fígado de Porco, com tomate

segunda-feira, 9 de agosto de 2010


A receita que vou postar hoje, é de fígado de porco, que vi, no talho do costume, a "respirar" frescura!
Não vou indicar quantidades, porque, sinceramente, pus tudo a olho. Fomos apenas dois comensais, e sobrou para outra refeição. Com o calor, temos tido menos apetite...
Mas vamos a factos:

Ingredientes:

Fígado de porco
tomate maduro, de preferência coração de boi
cebola
alho
folha de louro
salsa
1 cálice de vinho do Porto
azeite
vinagre
sal
tempero picante

Preparação:

No caso, deitei no tacho uma boa quantidade de salada de tomate coração de boi, que sobrou de um churrasco de sexta-feira, e que tinha guardado, bem tapada, no frigorífico. Tinha tomate e cebola suficientes, de maneira que, acrescentei-lhes uns bocados de pimento verde, que tenho em azeite, no frigorífico, 4 dentes de alho, cortados às rodas, 1 folha de louro (sem a nervura do meio) e um golpe de azeite. Com o lume no médio, deixei cozinhar, mexendo, de vez em quando, até o tomate estar fritinho. Adicionei então o vinho do Porto, mexi e juntei o fígado, cortado em iscas, tornando a mexer, para envolver todos os ingredientes. Temperei de sal e picante (a receita do meu tempero está no meu blogue "conversaqui"), mexi novamente e salpiquei com salsa. Deixei cozinhar mais 10 minutos, acrecentei vinagre (um bom golpe), e ficou ao lume outros dez minutos. Durante o tempo de cozedura, fui mexendo, com cuidado.

Para acompanhamento iria sugerir batatas às rodelas, cozidas com a pele...nós usámos apenas fatias de pão rústico!

Claro que este prato só pode servir-se a quem gosta de fígado...do qual ou se gosta muito ou se odeia!

Bom apetite!

Salada de bacalhau

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Mais uma das minhas saladas de verão, que constituem grande parte das minhas refeições estivais.
Esta, levou bacalhau demolhado, que sequei, com um pano de algodão, após descongelar, e esfiei, retirando as espinhas e a pele. O bacalhau foi salpicado com tomate cereja, alho picado, rodelas de ovo cozido e salsa e poejos "esfarelados" com as mãos. O azeite e o vinagre (balsâmico), foram servidos à parte.
Ficou muito aromatizada, porque os poejos perfumam de imediato o prato!

Bom apetite!

culinaria da libania Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino