coelho assado na brasa

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Pois é, nunca tinha conseguido fazer brasas de jeito. Essa tarefa tinha de ficar sempre para o meu sócio!
Há pouco tempo, uma amiga mandou-me um mail, com uma técnica para fazer as ditas. Hoje resolvi experimentar. Disse ao marido que ia assar  o coelho que nos tinha sido oferecido (Obrigada compadre Pinto), na churrasqueira, e que, se quisesse ajudar, podia fazer a salada e pôr a mesa. Ficou desconfiado das minhas assaduras, naturalmente, mas aceitou.

Vamos a factos:

O coelho, pequeno, como gostamos, foi bem espalmado ao meio. Fiz um molho com azeite, sumo de limão, alho picadinho, sal e picante. Não deitei colorau, porque deixei acabar! Untei o bicho, de ambos os lados, com o molho, e lá foi na grelha, com as brasas no ponto certo, a assar lentamente. De cada vez que o voltava, tornava a passar-lhe um pouco do molho, utilizando um molhinho de salsa, para o efeito.

E lá ficou ele, bem tostadinho e saboroso. Foi comido acompanhado de salada de tomate e de pão rústico.

Se algum de vós quiser que eu lhe envie o tal mail que me pôs a fazer brasas em condições, é só dizer e indicar o e-mail para onde o devo encaminhar. A técnica é bem simples, nem leva acendalhas!

bom apetite!

6 comentários:

Anónimo disse...

Maybe you'll want to put a facebook icon to your blog. I just marked down this site, however I must do it by hand. Simply my suggestion.

Anónimo disse...

Olá foi a 2ª vez que vi o teu blogue e gostei muito!Espectacular Trabalho!
Cumps

Libania Neves disse...

Obrigada pelas visitas!
Vltem sempre.

Sofia disse...

Muito agradavel este cantinho! :) parabéns! e já agora tmb quero sabe o segredo das brasas (carvão) :) :)

Libania Neves disse...

Sofia, para arranjar as brasas, enrolas e torces umas 6 ou 7 folhas de jornal, para ficarem bem comprimidas; enrolas essas folhas, uma a uma, numa garrafa vazia, e colocas a garrafa vestida com as folhas de jornal, no centro do grelhador. Pões o carvão, de modo a cobrires a garrafa, ficando um montinho, e tiras a garrafa com cuidado, deixando as folhas de jornal, que formam uma chaminé; nesta altura é só chegar um fósforo ao jornal e ir abanando; As brasas ficam perfeitas! bj

Necasamar disse...

Olá Libania.
Acho que vou experimentar assar um coelho assim. Já vi aqui o "caso" das brasas. Tinha umas certas "peneiras" em preparar o fogo para as minhas assadelas, mas vou experimentar esse "truque". De qualquer modo, não vou "abanar" , mas sim utilizar o secador de cabelo ( Cá em casa já não se usa porque o cabelo ...foi-se ). Utilizando a opção frio e na parte lenta, fica bom e rápido, muito rápido.

culinaria da libania Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino