massa com tonate, feijão e bacalhau

terça-feira, 19 de outubro de 2010


Hoje vou-vos deixar a receita que confeccionei para o jantar, e "foi aprovada" pelo marido (eu também gostei, mas sou suspeita...):

massa com tomate, feijão e bacalhau

Ingredientes (duas pessoas):

molho de tomate (q.b.)
feijão fresco, cozido (q.b.)
1 posta de bacalhau, do lombo (grande)
águas da cozedura do feijão e do bacalhau (q.b.)
massa, tipo macarronete (q.b.)
sal (q.b.)
umas gotas de tempero picante
1 molho de salsa

Preparação:

utilizei molho de tomate e feijão cozido, que preparei há dias e congelei por doses (tenho posts dessas preparações, no blog). Comecei por deitar no tacho o molho de tomate, juntei-lhe o feijão, congelado junto com água onde cozeu, e coloquei no fogão, com o lume no mínimo, mexendo de vez em quando.
Entretanto, num tacho com água fervente, mergulhei o bacalhau, com a pele virada para cima, e, quando a água levantou fervura novamente, deixei estar 5 minutos, desliguei o lume e tapei o tacho com um pano de cozinha.
Depois de ter o bacalhau abafado 10 m, retirei-o da água, que reservei, lasquei-o, retirando as pelas e as espinhas. Adicionei um pouco da água do bacalhau ao cozinhado, mexendo novamente, e, quando levantou fervura, acrescentei a massa (a olho), as lascas de bacalhau e a salsa, mexi novamente, e temperei de sal e picante (este último também tem post no blog). Baixei o lume para o mínimo e deixei ficar 5 m para que todos os elementos se envolvessem bem.

Bom apetite!



0 comentários:

culinaria da libania Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino