sopa

terça-feira, 26 de outubro de 2010



Ontem, dia da comemoração do macarrão, confeccionei uma sopa, na qual coloquei...macarrão!
Ficou saborosa. Já vos contei como costumo fazer as bases para sopa, em quantidade, dividindo depois em doses, (cada uma para cerca de dois dias), utilizando, depois,  diferentes legumes "mastigáveis". Dou-me bem com o sistema. Faz-me poupar tempo, e gás.  A base, de ontem, levou:

10 batatas (grandes)
1 Kg de cenouras)
3 cabeças de nabo
abóbora (não sei a quantidade, porque tenho congelada, em saquinhos)
1 cebola (grande)
6 dentes de alho
1 beringela
meio paio
água (q.b.)

Descasquei as batatas, as cenouras, a cebola, e o alho, parti aos bocados e deitei na panela de pressão. Juntei a beringela, sem descascar, lavada e cortada aos pedaços, e o paio, cobrindo com água. Tapei a panela e levei a lume forte, baixando para o mínimo, quando a válvula começou a sua dança. Deixei cozer 20 m.
Entretanto, num tacho à parte, em água fervente, deitei uma porção de feijão verde, que tinha congelado, já cortado aos bocadinhos, e, passados 10 m, adicionei um punhado do homenageado do dia - macarrão, deixando cozer mais 8 m.
Retirei o paio da panela de pressão, e reduzi o resto a puré, com a varinha mágica. Juntei  uma porção de puré no tacho do  feijão verde, temperei de sal, adicionei um fio de azeite, mexi bem, deixei ferver e desliguei o lume. O paio, que se vê na foto, foi fatiado e comido em sandes, que levaram também alface. O restante puré foi dividido por caixas de plástico, que, depois de frias, foram para a arca congeladora.
A próxima sopa levará alho francês, que tenho já preparado, no congelador, e a seguinte terá nabiças, que também estão prontas e congeladas.
A foto é da sopa que levou o macarrão.

Bom apetite!


  

0 comentários:

culinaria da libania Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino