tiras de barriga de porco, grelhadas na brasa

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A receita deste post, muito simples de preparar, está ilustrada nas fotos acima.
Tiras de barriga de porco, temperadas só com sal, grelhadas na brasa. Caso não tenham possibilidade de fazer brasas, podem ser grelhadas num grelhador eléctrico. Foram acompanhadas de pão e salada de alface, couve roxa e miolo de noz. Tencionava fazer arroz de feijão, mas, como éramos só dois, e a fome não era muita, deixei o arroz para outra ocasião.

Bom apetite!

sande de salmão estufado, com salada


Nas fotos acima, está uma sande, que me serviu para um almoço ligeiro, seguido de fruta da época (uvas).
Tinha estufado lombos de salmão, em tomate, e sobrou um (o da foto), juntamente com alguma salada de alface e couve roxa. Compus então a sande, conforme as fotos: uma fatia de pão rústico, salada, o lombo de salmão, bem escorrido, e outra fatia de pão. Embrulhei a sande em papel de alumínio e guardei no frigorífico.
Lembrei-me de muitos de vós, que, com a falta de tempo, derivada da correria do dia a dia,  com uma sande do género, ficariam mais bem alimentados, ao almoço, do que com certos "pratos do dia", que são servidos por aí! Basta que, ao jantar, façam uma dose mais generosa...
Espero que tenham gostado da idéia.

Bom apetite!

Dicas associadas a culinária (feijão fresco, tomates e pimentos)

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Hoje Não vou postar nenhuma receita, mas, apenas, dar umas sugestões.

Estamos na época do feijão fresco, que está em grão, ainda macio, dentro da vagem. Aparece em todos os mercados, e até nos chega a casa, por vezes, através de familiares ou pessoas amigas, que têm hortas. Há que aproveitá-lo. Eu passei o serão de ontem a descascar feijão, que, como qualquer outra planta, tem denominações diferentes, consoante a zona do País, e cozi-o, repartindo-o por caixas de plástico, acompanhado da agua da cozedura. Depois de frio, tapei e guardei na arca congeladora. Essas doses irão servir para sopa, massa, arroz, e até para acompanhar com hortaliça e uns ossitos de assuã!

Também processei, um dia destes, uma certa quantidade de tomate madurinho, que me trouxeram, do seguinte modo: Cobri o fundo de um tacho grande, com azeite. Juntei-lhe duas cebolas, grandes, picadas, uns dentes de alho, também picados, duas folhas de louro (sem a nervura do meio), uma pitada de açúcar, e sal (q.b.). Com o lume médio, fui mexendo, para envolver todos os ingredientes e não agarrar. A meio da cozedura reguei com um pouco de vinho de Porto, e continuei a mexer, até  o molho se encontar  grosso e bem cozinhado. Foi também distribuído por caixas plásticas, tapadas depois de bem frio, e postas na arca congeladora. Este molho,  pronto a usar, torna-se muito prático, no dia a dia.

Outro legume da época, que me chegou às mãos, foi o pimento. Vieram dos verdes e dos vermelhos. Foram passados por água fria, várias vezes, uma das quais com um pouco de vinagre. Sequei-os bem, parti-os aos bocados e, parte deles, congelei-os, dentro de pequenos sacos, outra parte foi "afogada" em azeite, numa caixa de plástico, que, depois de bem tapada, foi para o frigorífico. Também me vão dar muito jeito...

arroz de bacalhau, com gambas

quinta-feira, 23 de setembro de 2010


Mais uma vez cozinhei arroz de bacalhau.

Ingredientes (para 3 pessoas):

"2 postas grandes, do lombo, demolhadas"
"250 grs gambas"
"2 tomates maduros"
"4 tiras de pimento"
"1 cebola, grande"
"3 dentes de alho"
"1 molho de salsa, misturada com poejos"
"1 copo de arroz"
"azeite, q.b."
"sal, q.b."
"água, q.b."

Quanto à preparação, foi a seguinte:

Levei ao lume um tacho com água, até ferver, deitei-lhe as postas de bacalhau, deixei levantar novamente fervura, e assim ficaram 5 minutos, após o que desliguei o lume, tapei a tacho, e abafei-o com um pano de cozinha.
Noutro tacho, cobri o fundo com azeite, e juntei a cebola e o alho picados, deixei amaciar um pouco, e adicionei os tomates, descascados e partidos aos bocados, e as tiras de pimento. Em lume brando, e mexendo de vez em quando, deixei fazer o refogado. Deitei-lhe o arroz, e mexi, até ficar com côr vítrea, regando-o então com o dobro da quantidade da água em que cozeu o bacalhau .Após ferver, baixei o lume para o mínimo. O peixe, entretanto, já tinha sido limpo de pele e espinhas, e lascado, tendo seguido para o tacho, a meio da cozedura do arroz, juntamente com as gambas, que deixei ferver previamente na água onde cozeu o bacalhau, a salsa e os poejos, esfarelados com a mão. Rectifiquei de sal  e, após o arroz estar no ponto certo, seguiu para a mesa, onde se fez acompanhar por salada de feijão verde (vagens).

Bom apetite!

Atum (em posta) e Ovas de bacalhau, com ervilhas

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Embora sem foto, vou postar a receita que fiz hoje de "Atum (em posta) e Ovas de bacalhau, com ervilhas"

Ingredientes (3 pessoas):

3 postas de atum, congelado
3 ovas de bacalhau, congeladas
1 pacote, pequeno, de ervilhas congeladas
2 cebolas
2 dentes de alho
2 tomates maduros
1 molho de salsa
azeite (q.b.)
sal (q.b.)
1 cerveja mini
água (q.b.)

Preparação:

Cobri o fundo de um tacho com azeite, as cebolas, os alhos e os tomates, descascados e cortados às rodelas, e levei a lume brando, até amaciarem, mexendo de vez em quando. Juntei-lhes a cerveja e um copo de água, pus o lume no máximo, deixei levantar fervura, e adicionei o peixe, a salsa picada e o sal. Mexi, com cuidado, deixei ferver, baixando novamente o lume para o médio. Passados 30 minutos estava pronto a servir.
Inicialmente, tencionava utilizar só o atum, mas verifiquei que as postas eram pequenas, e acompanhei-as com as ovas de bacalhau. Foi uma receita que improvisei e gostei do resultado final.

Bom apetite!

caldo verde

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Este chouriço, cozido, pertence ao caldo verde, que confeccionei, conforme receita já postada neste blogue (sem fotos), com algum ou outro pormenor alterados, mas, o essencial para o resultado final, é o mesmo.

E aqui está o caldo verde, prontinho a ser consumido!

Bom apetite!

tortilha de batata

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Esta tortilha foi confeccionada com batatas cozidas, que sobraram de outro cozinhado. Foram cortadas às rodelas e postas a corar, de ambos os lados, numa frigideira, na qual se encontrava cebola cortada às rodelas e bocados de pimento, já "amaciados", em lume brando. À parte foram batidos ovos, com salsa picada, um pouco de leite e uma pitada de sal fino. Os ovos foram deitados por cima das batatas, e quando estavam já cozinhados do lado de baixo, foram virados, com a ajuda de uma espátula, para cozerem do outro lado (esta parte não aparece nas fotos). A tortilha foi acompanhada por salada mista. Não indico quantidades, porque foi tudo a olho. Costumo usar dois ovos por pessoa, às vezes mais, porque também gosto de comer frio, algum pedaço que sobre.

Bom apetite!

bolo com abóbora e coco

segunda-feira, 13 de setembro de 2010




Conforme o prometido no meu blog "conversaqui", deixo-vos a receita do bolo, que fiz para os pais, no fim de semana. Inspirei-me numa receita que vi na net, e dei-lhe uns "toques" pessoais...como sempre, o que, por vezes, não dá bom resultado, mas desta vez não saíu mal.

Ingredientes:
1/5 Kg de abóbora moganga (daquela que tem a polpa cor de laranja)
100 grs de coco ralado
2 copos de açucar
1 copo de óleo
3 copos de farinha
1 colher (sopa) fermento em pó
5 ovos

Preparação:
Na véspera, cozi a abóbora, partida aos cubos, e deixei-a a escorrer, num pano grande, de cozinha, que pendurei numa torneira, e fui torcendo, para escorrer bem o líquido largado.
No dia, envolvi o açucar com o óleo, juntei-lhes o coco, a abóbora (estava muito cozida, sequinha e bem desfeita, de maneira que não precisou de ser passada pelo passe-vite), fui mexendo, sempre com uma colher de pau, e adicionei os ovos (partidos um a um, separadamente, para não haver nenhuma surpresa desagradável), e por fim, seguiu-se a farinha misturada com o fermento. Entretanto tinha posto o forno a aquecer e untado a forma com manteiga, polvilhada com farinha. Reduzi a temperatura do forno para 180º, verti o preparado na forma, que meti no forno. Passados cerca de 40 m estava pronto a desenformar. (Ainda utilizo a velha técnica de espetar o palito na massa, para ver se está bem cozida

Bom apetite!

Obrigado - Registo Nestlé

domingo, 12 de setembro de 2010

Obrigado - Registo Nestlé

lulas recheadas

Eis uma receita, que me dá imenso gosto fazer: lulas recheadas. É certo que o recheio nunca é preparado igualzinho aos anteriores, (manias de cozinheira). Tentei ir tirar fotos que ilustrassem um pouco o passo a passo da receita. Desta vez, o recheio foi constituído por carne picada, mistura de porco e vaca, e os tentácu- los das lulas. Cobri o fundo de um tacho, com azeite, cebola e alhos picados, uma folha de loureiro e tomate cortadinho aos bocados. Levei a lume brando, mexendo de vez em quando, e, quando o tomate estava meio frito, juntei os ingredientes do recheio, já referidos. Continuei com o lume brando, mexendo, para não agarrar. Quando estava tudo "loirinho", refresquei com um pouco de cerveja, continuando a mexer. Temperei com sal e, passados 15 minutos deste último passo, desliguei o lume. As lulas, (utilizei das congeladas, já limpas), entretanto bem lavadas e secas com um pano de cozinha, foram então recheadas, cerca de dois terços, cada uma, sendo depois fechadas com um palito. Entretanto, tinha preparado novo refogado (azeite+cebola+alho+tomate), no qual deitei as lulas, cuidadosamente, uma a uma, para não se desmancharem. Com o lume brando, foram cozinhando, mexendo-as várias vezes. Deixei reduzir o líquido que largaram, adicionando então um pouco de cerveja, mexendo novamente. Como utilizo sempre lulas pequeninas, o tempo de cozedura nunca ultrapassa os 30 m.

Acompanham muito bem com puré de batata ou arroz branco.

Bom apetite!

peixe frito com arroz de tomate e pimentos

sábado, 4 de setembro de 2010


As fotos da esquerda documentam a forma como costumo (raramente) fritar peixe. Em baixo, encontra-se o peixe, no caso, carapaus e fanecas, amanhado, lavado e temperado de sal. Na foto seguinte, temos um saco de plastico, com farinha de milho, que uso preferencialmente para este fim, com peixe que se vai passando pela farinha, e sacudindo, sempre dentro do saco, para retirar algum excesso de farinha. Depois temos peixe a fritar, numa frigideira, com azeite, que se deixou aquecer bem, previamente. Vai-se fritando, de um lado e do outro, e, quando se encontra bem frito, passa-se para um prato, que tem papel de cozinha, para absorver a gordura que esteja a mais, o que se pode ver na 4ª foto, a contar de baixo. Finalmente, temos o peixe todo prontinho, no prato, forrado com alface, onde vai ser servido.
Com os procedimentos que referi, garanto-vos que chegam ao fim, sem um salpico de farinha, espalhado na banca, ou no chao. Ponto fulcral para uma boa fritura: temperatura do azeite, o qual deve estar bem quente, mas nao demasiado. Caso esteja pouco quente, o peixe fica muito gorduroso e mal frito, e, se estiver demasiado quente, o peixe fica queimado.


Nas fotos da direita temos a forma como confeccionei o arroz de tomate e pimentos. Na foto de baixo podemos ver azeite,  tomate, maduro, pelado e cortado aos pedacinhos, a cebola e dois dentes de alho picados, 1 folha de loureiro e pedaços de pimento. Utilizei bocados de pimento, cobertos por azeite, que tenho numa caixa de plastico, bem fechada, no frigorifico. O azeite usado foi desse mesmo. Quanto ao resto, foi da forma que expliquei noutro post. Como gostamos do arroz sequinho, a quantidade de agua foi o dobro do arroz (1 copo de arroz/2 copos de agua). Se gostarem dele malandrinho, utilizem o quadruplo da agua.

Bom apetite!

Salada de figos com queijo fresco

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Aproveitando a época de figos, fiz um dia destes a salada que aparece na foto, que levou alface a forrar a travessa, queijo fresco, cortado aos cubos e figos pingo de mel, cortados em 4.
A refeição foi complementada com caldo verde.

Bom apetite!

ossos de assuã com chouriço, feijão manteiga e bróculos

Confeccionei, recentemente, esta receita, porque vi, no talho do costume, uns ossinhos de assuã (coluna do porco), que estavam mesmo apetecíveis! É uma comida mais adequada para o Inverno, onde os bróculos dão lugar aos grelos, mas que nos soube bem, soube!

Ingredientes (para duas pessoas):

Ossos de assuã (coluna do porco)
1 chouriço de carne, alentejano
bróculos
1 lata de feijão manteiga

Preparação:

Não vos indico as quantidades utilizadas, porque foi mesmo a olho. Pedi no talho para me cortarem os ossos aos bocados, e, por sugestão do funcionário, foram de imediato salgados, levando duas mãos de sal.
Estiveram assim, dentro de um saco, no frigorífico, durante dois dias. Na altura de os cozinhar, passei-os por água corrente e foram, juntamente com o chouriço, para a panela de pressão, com água, deixando cozer 15 m. Retirei os ossos e o chouriço, e, nessa água cozi os bróculos durante 10 m, após o que juntei o feijão, os ossos e o chouriço, deixando aquecer, com o lume desligado e a panela tapada. O chouriço não aparece na foto, porque estava na tábua, para cortar às rodelas.

Como é evidente, os ossinhos têm de ser comidos, pegando com as mãos...

Bom apetite!




tempero picante

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Preparei dois frascos de tempero picante, já focado no meu blogue, http://conversaqui.blogspot.com/, para oferecer. Desta vez, utilizei malaguetas sininho (não sei se será o nome correcto), nascidas no meu canteiro. Apanhei-as, tirei-lhes o pedúnculo e pu-las uns minutos em água com vinagre, passando-as depois por água corrente. Depois, sequei-as com um pano de cozinha, de algodão, e cortei-as aos pedaços. Seguiram para os frascos, que fervi previamente e sequei bem. Reguei-as então com um pouco de Wisky, acabando de encher com azeite. Estas levaram também uns dentes de alho descascados e umas folhas de loureiro, (como em qualquer receita, vario sempre num pormenor ou outro). Tapei os frascos, de maneira a ficarem bem vedados e encaminhei-os para os donos, aos quais foi explicado que deverão guardá-los num armário da cozinha, sacudindo-os de quando em vez, e, daqui por dois meses, já poderão deitar umas gotinhas nos cozinhados.
Podem arranjar um frasquinho, deste modo, com malaguetas de pacote, que estão è venda em qualquer supermercado, no sector das especiarias.

Bons cozinhados!

culinaria da libania Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino