sopa

terça-feira, 26 de outubro de 2010



Ontem, dia da comemoração do macarrão, confeccionei uma sopa, na qual coloquei...macarrão!
Ficou saborosa. Já vos contei como costumo fazer as bases para sopa, em quantidade, dividindo depois em doses, (cada uma para cerca de dois dias), utilizando, depois,  diferentes legumes "mastigáveis". Dou-me bem com o sistema. Faz-me poupar tempo, e gás.  A base, de ontem, levou:

10 batatas (grandes)
1 Kg de cenouras)
3 cabeças de nabo
abóbora (não sei a quantidade, porque tenho congelada, em saquinhos)
1 cebola (grande)
6 dentes de alho
1 beringela
meio paio
água (q.b.)

Descasquei as batatas, as cenouras, a cebola, e o alho, parti aos bocados e deitei na panela de pressão. Juntei a beringela, sem descascar, lavada e cortada aos pedaços, e o paio, cobrindo com água. Tapei a panela e levei a lume forte, baixando para o mínimo, quando a válvula começou a sua dança. Deixei cozer 20 m.
Entretanto, num tacho à parte, em água fervente, deitei uma porção de feijão verde, que tinha congelado, já cortado aos bocadinhos, e, passados 10 m, adicionei um punhado do homenageado do dia - macarrão, deixando cozer mais 8 m.
Retirei o paio da panela de pressão, e reduzi o resto a puré, com a varinha mágica. Juntei  uma porção de puré no tacho do  feijão verde, temperei de sal, adicionei um fio de azeite, mexi bem, deixei ferver e desliguei o lume. O paio, que se vê na foto, foi fatiado e comido em sandes, que levaram também alface. O restante puré foi dividido por caixas de plástico, que, depois de frias, foram para a arca congeladora.
A próxima sopa levará alho francês, que tenho já preparado, no congelador, e a seguinte terá nabiças, que também estão prontas e congeladas.
A foto é da sopa que levou o macarrão.

Bom apetite!


  

, costoletas de porco, estufadas com ervilhas

quinta-feira, 21 de outubro de 2010


costoletas de porco, estufadas com ervilhas

ingredientes (2 pessoas e 2 refeições):

4 costoletas de porco (do cachaço)
ervilhas
1 cebola (grande)
4 dentes de alho
2 tomates (grandes)
2 bocados de pimento vermelho
1 folha de louro
azeite (q.b.)
sal (q.b.)
água (q.b.)
1 molho de salsa

preparação:

fiz o refogado, pouco puxado, com o azeite, a cebola e os alhos picados, os tomates (madurinhos), bem lavados e desfeitos com as mãos, a folha de louro, sem a nervura do meio, e os bocados do pimento. Noutro tacho, com água fervente, temperada com sal, deitei as costoletas e deixei cozer 10 m, após o que as juntei ao refogado, com a água da cozedura. Ao levantar fervura, adicionei as ervilhas (congeladas), "a olho", e o molho de salsa, mexendo bem, para envolver todos os ingredientes. Provei e juntei uma pitada de açucar e outra de sal, baixei o lume para o médio e deixei cozinhar 20 m.

Acompanhei com cuscus (1 copo), que cozinhei, utilizando caldo do cozinhado.

Bom apetite!

massa com tonate, feijão e bacalhau

terça-feira, 19 de outubro de 2010


Hoje vou-vos deixar a receita que confeccionei para o jantar, e "foi aprovada" pelo marido (eu também gostei, mas sou suspeita...):

massa com tomate, feijão e bacalhau

Ingredientes (duas pessoas):

molho de tomate (q.b.)
feijão fresco, cozido (q.b.)
1 posta de bacalhau, do lombo (grande)
águas da cozedura do feijão e do bacalhau (q.b.)
massa, tipo macarronete (q.b.)
sal (q.b.)
umas gotas de tempero picante
1 molho de salsa

Preparação:

utilizei molho de tomate e feijão cozido, que preparei há dias e congelei por doses (tenho posts dessas preparações, no blog). Comecei por deitar no tacho o molho de tomate, juntei-lhe o feijão, congelado junto com água onde cozeu, e coloquei no fogão, com o lume no mínimo, mexendo de vez em quando.
Entretanto, num tacho com água fervente, mergulhei o bacalhau, com a pele virada para cima, e, quando a água levantou fervura novamente, deixei estar 5 minutos, desliguei o lume e tapei o tacho com um pano de cozinha.
Depois de ter o bacalhau abafado 10 m, retirei-o da água, que reservei, lasquei-o, retirando as pelas e as espinhas. Adicionei um pouco da água do bacalhau ao cozinhado, mexendo novamente, e, quando levantou fervura, acrescentei a massa (a olho), as lascas de bacalhau e a salsa, mexi novamente, e temperei de sal e picante (este último também tem post no blog). Baixei o lume para o mínimo e deixei ficar 5 m para que todos os elementos se envolvessem bem.

Bom apetite!



Capaplana de bacalhau com gambas

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Capaplana de bacalhau com gambas

Ingredientes (duas pessoas):

2 postas de bacalhau (do lombo)
8 gambas
azeite (q.b.)
1 cebola (grande)
4 dentes de alho
3 tomates(médios)
umas hastes de salsa
umas hastes de poejos
1 folha de louro
1 copo (pequeno) de vinho branco

Preparação:

Deitei azeite no fundo da panela, (usei do que tenho no frigorífico, com bocados de pimento), juntei-lhe a cebola e os alhos, descascados e cortados às rodas, os tomates também arranjados e cortados em rodelas, a folha de loureiro, sem a nervura do meio, a salsa, os poejos, o bacalhau, com a pele virada para cima, as gambas, e reguei com o vinho. Não usei sal, porque o bacalhau, embora bem demolhado, era grosso, e tinha que chegasse. Tapei a panela, levei a lume forte, e 3 minutos depois, baixei o lume para o mínimo e deixei cozer 25 m.
Acompanhámos com batatas cozidas com a pele, e cortadas em rodelas grossas.

Bom apetite!

omolete com cogumelos e presunto

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A foto acima, mostra o primeiro passo da receita que preparei hoje, para o jantar.  

omolete com cogumelos e presunto

Ingredientes (2 pessoas):

azeite (q.b.)
1 cebola
cogumelos
presunto
5 ovos
1 molho de salsa
natas

Preparação:

Numa frigideira anti-aderente, deitei um fio de azeite, a cebola cortada em rodelas finas, cogumelos, previamente lavados, secos e cortados ao meio, e umas fatias de presunto cortadas aos bocados. Com o lume no mínimo, e mexendo de vez em quando, deixei refogar durante uns minutos. Entretanto, bati os ovos com a salsa esfarelada com as mãos, e um pouco de natas, vertendo esta mistura sobre o refogado, continuando com o lume no mínimo. Com a ajuda de uma espátula e de um garfo de cabo comprido, fui moldando a omolete, e virando, para ficar frita de ambos os lados. Não pus sal,  porque o presunto já o tem em quantidade suficiente. Utilizei presunto laminado, e a embalagem já tinha sido aberta, de maneira que também não sei indicar a quantidade.Quanto aos cogumelos,  vi-os no super-mercado, muito fresquinhos e bonitos, numa embalagem, e não reparei no nome; sei que vieram a revelar-se muito saborosos. As natas também foram deitadas "a olho". Servem para tornar a omolete mais fofa. Muitas vezes utilizo leite, que também funciona bem.  A respeito dos ovos, normalmente ponho dois, por pessoa, mas os de hoje não eram grandes...

O acompanhamento desta omolete, foi uma salada de alface, e, maçãs e peras, constituíram a sobremesa.


Bom apetite!




arroz recheado com salsichas e espinafres

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Não tirei fotos, mas, de aspecto ficou boa, a receita que, de seguida, vou postar, e que, penso dará para duas refeições, para duas pessoas.

Arroz recheado com salsichas e espinafres

Ingredientes, para o recheio:

1 molho de espinafres
1 frasco de salsichas alemãs (4)
1/2 cebola
2 dentes de alho
1 folha de loureiro
azeite (q.b.)
sal (q.b.)

Ingredientes, para o arroz:

1/2 cebola
1 copo, médio, de arroz
2 copos de água
azeite (q.b.)
sal (q.b.)
1 cenoura, grande

Preparação:

Preparei o arroz de cenoura, do seguinte modo: azeite no fundo do tacho, cenoura e cebola picadas, a alourar, seguidas do arroz, que mexi até ficar vítreo, juntei-lhe água (o dobro da quantidade do arroz), após levantar fervura, temperei de sal,  baixei o lume para o mínimo, deixando cozer 12 a 15 minutos. ( Deve utilizar-se arroz agulha, para ficar mesmo seco, sem empapar).

Quanto ao recheio, deitei os espinafres, escolhidos e lavados, num tacho grande, com água fervente e sal. Quando estavam bem macios, escorri-os muito bem. Numa frigideira anti-aderente, coloquei um fio de azeite, a cebola picada, os dentes de alho cortados às rodas e a folha de louro. Levei ao lume, mexendo, até a cebola começar a alourar, adicionei as salsichas, cortados às rodelas, mexi e baixei o lume para o mínimo, mexendo de vez em quando, juntei os espinafres, tornando a mexer bem, até ter evaporado todo o líquido que se tinha formado, desligando então o fogão, e retirando a folha de louro, à qual, como sempre, tinha retirado a nervura do meio.

Finalmente, num tabuleiro de ir ao forno, untado levemente com manteiga, deitei metade do arroz, depois o recheio, seguindo-se-lhe o resto do arroz. Ficou pronto meter no forno aquecido, durante uns minutos, na altura da refeição.

Este tipo de "empadão" de arroz presta-se a muitas variações, e, depois de pronto, pode dividir-se por doses e congelar-se. Ao servir, depois de retirado do forno, presta-se a várias coberturas de vegetais, que, além de o tornarem mais apelativo, enriquecem o seu valor alimentar. Experimentem umas rodelas de cenoura cozida, alternadas com beterraba, ou...o que entenderem!

Bom apetite!


culinaria da libania Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino