cogumelos estufados com paio

sábado, 4 de junho de 2011

Enquanto estive a preparar legumes, uns para congelar e outros para ficarem prontos a usar, arranjei uns cogumelos estufados com paio, que servirão para o almoço de amanhã, possívelmente acompanhados de arroz branco e salada de cenoura raspada e rúcula.

Ingredientes (para duas pessoas):

200 grs de cogumelos portobello
150 grs de paio fatiado
3 dentes de alho
azeite (q.b.)
sal (q.b.)

Preparação:

Cobri o fundo de um tacho pequeno com azeite e o alho descascado e picado grosseiramente. Levei a lume médio até aquecer, juntando-lhe então as rodelinhas de paio, mexendo até estarem fritinhas. Adicionei-lhe os cogumelos, cortados em 4, que tinha passado por várias águas, a penúltima com vinagre onde estagiaram uns minutos, e mexi bem para se envolverem com os restantes elementos.Salpiquei com um pouco de sal, tendo em atenção que o paio já é salgado, e fui mexendo durante 10 m.
Amanhã, na hora de servir, vou deitar-lhe um pouco de tempero picante e salpicar com coentros esfarelados com as mãos. A lavagem dos coentros será feita da mesma forma da dos cogumelos, para ficarem bem desinfectados.

O arroz branco irá ser feito, na hora do almoço, da seguinte maneira:
Deito  um tacho pequeno dois cubos de manteiga de alho e levo ao lume até a manteiga derreter. Junto-lhe um copo (pequeno) de arroz agulha, mexo bem até o arroz ficar com cor vítrea e rego-o com o dobro da quantidade de água entretanto posta a ferver. tempero com sal, mexo bem e quanto levantar novamente fervura, ponho o lume no mínimo. Passados 10 m está cozinhado.

Quanto à salada é só descascar as cenouras e raspá-las. A rúcula  deverá ser lavada tal como o foram os cogumentos e os coentros.

Para sobremesa: meloa.

Bom apetite!

Só uma nota final: com o adiantamento que fiz, amanhã ficarei com a manhã  livre, porque a salada e o arroz não vão levar mais de 20 m a fazer.
Quem quiser também pode preparar os cogumelos e congelá-los para usar numa refeição durante a semana...

0 comentários:

culinaria da libania Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino