salada de queijo fresco

sábado, 25 de junho de 2011


ingredientes para 2 pessoas:


2 tomates médios
6 fatias de presunto laminado
3 queijinhos frescos (de cabra)
1 frasco de espargos brancos
sal (q.b.)
azeite (q.b.)
umas hastes de manjericão
1 dente de alho
1 meloa (ficou esquecida no frigorífico e foi comida no fim da salada...)
6 folhas de hortelã


Preparação:


depois dos tomates bem lavados, cortei-os às rodelas e temperei-os com sal, azeite, alho picado e folhas de manjericão e por cima dispus as fatias de presunto enroladinhas, os queijinhos escorridos e cortados em cubos e os espargos também escorridos cortados aos pedaços.
Coloquei em redor as folhas de hortelã, com função meramente decorativa (e para perfumar).
Tinha pensado cortar o miolo de uma meloa e deitar nesta mistura, mas simplesmente esqueci-me, sendo comida após a salada (e era óptima, com polpa cor de laranja).
Esta salada constituiu uma refeição leve, para mim e o marido, porque à noite fomos para a festa de São João, em cada de uns amigos, onde se costuma abusar um pouco nas comidas...e bebidas, mas pode perfeitamente servir de entrada em qualquer refeição, nesta altura de calor!

Bom apetite!

strogonoff de perú

(a foto foi tirada antes da fase final - acrescentar o molho de soja)

Ingredientes (4 pessoas):

azeite (q.b.)
1 cebola média
3 dentes de alho
600 grs de  bifes de perú cortados em tiras
farinha (1 colher de sopa bem cheia)
polpa de tomate (3 colhetes de sopa)
1 copo (médio) de vinho branco
200 grs de cogumelos congelados
sal (q.b.)
1 molhinho de salsa
200 ml de molho de soja (para substituição de natas)

Preparação:

Cobri o fundo de um tacho médio com azeite, juntei-lhe a cebola picada e os dentes de alho esborrachados que alourei em lume médio, deitando-lhe depois o perú que polvilhei com a farinha, mexi, adicionei a polpa de tomate, mexendo novamente, reguei com o vinho, seguiram-se os cogumelos, mexendo sempre para envolver todos os elementos, salpiquei com sal e a salsa bem lavada e esfarelada à mão, tornando a mexer e deixei cozinhar em lume médio cerca de 20 m, mexendo de vez em quando. Na altura de servir, reguei com o molho de soja, mexi e deixei em lume brando cerca de 5 minutos, durante os quais mexi mais duas vezes.

Acompanhei com arroz branco (de alho) e salada de tomate.

(receita a repetir cá em casa, porque todos gostaram)

bom apetite!

-como nota final queria apenas referir que esta receita pode ser congelada, antes de juntar o molho de soja ou natas, operação a fazer quando for utilizada a preparação, ou seja podemos cozinhar o dobro da quantidade, que dará para duas vezes e poupamos tempo-

cogumelos estufados com paio

sábado, 4 de junho de 2011

Enquanto estive a preparar legumes, uns para congelar e outros para ficarem prontos a usar, arranjei uns cogumelos estufados com paio, que servirão para o almoço de amanhã, possívelmente acompanhados de arroz branco e salada de cenoura raspada e rúcula.

Ingredientes (para duas pessoas):

200 grs de cogumelos portobello
150 grs de paio fatiado
3 dentes de alho
azeite (q.b.)
sal (q.b.)

Preparação:

Cobri o fundo de um tacho pequeno com azeite e o alho descascado e picado grosseiramente. Levei a lume médio até aquecer, juntando-lhe então as rodelinhas de paio, mexendo até estarem fritinhas. Adicionei-lhe os cogumelos, cortados em 4, que tinha passado por várias águas, a penúltima com vinagre onde estagiaram uns minutos, e mexi bem para se envolverem com os restantes elementos.Salpiquei com um pouco de sal, tendo em atenção que o paio já é salgado, e fui mexendo durante 10 m.
Amanhã, na hora de servir, vou deitar-lhe um pouco de tempero picante e salpicar com coentros esfarelados com as mãos. A lavagem dos coentros será feita da mesma forma da dos cogumelos, para ficarem bem desinfectados.

O arroz branco irá ser feito, na hora do almoço, da seguinte maneira:
Deito  um tacho pequeno dois cubos de manteiga de alho e levo ao lume até a manteiga derreter. Junto-lhe um copo (pequeno) de arroz agulha, mexo bem até o arroz ficar com cor vítrea e rego-o com o dobro da quantidade de água entretanto posta a ferver. tempero com sal, mexo bem e quanto levantar novamente fervura, ponho o lume no mínimo. Passados 10 m está cozinhado.

Quanto à salada é só descascar as cenouras e raspá-las. A rúcula  deverá ser lavada tal como o foram os cogumentos e os coentros.

Para sobremesa: meloa.

Bom apetite!

Só uma nota final: com o adiantamento que fiz, amanhã ficarei com a manhã  livre, porque a salada e o arroz não vão levar mais de 20 m a fazer.
Quem quiser também pode preparar os cogumelos e congelá-los para usar numa refeição durante a semana...

culinaria da libania Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino