Dicas associadas a culinária (feijão fresco, tomates e pimentos)

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Hoje Não vou postar nenhuma receita, mas, apenas, dar umas sugestões.

Estamos na época do feijão fresco, que está em grão, ainda macio, dentro da vagem. Aparece em todos os mercados, e até nos chega a casa, por vezes, através de familiares ou pessoas amigas, que têm hortas. Há que aproveitá-lo. Eu passei o serão de ontem a descascar feijão, que, como qualquer outra planta, tem denominações diferentes, consoante a zona do País, e cozi-o, repartindo-o por caixas de plástico, acompanhado da agua da cozedura. Depois de frio, tapei e guardei na arca congeladora. Essas doses irão servir para sopa, massa, arroz, e até para acompanhar com hortaliça e uns ossitos de assuã!

Também processei, um dia destes, uma certa quantidade de tomate madurinho, que me trouxeram, do seguinte modo: Cobri o fundo de um tacho grande, com azeite. Juntei-lhe duas cebolas, grandes, picadas, uns dentes de alho, também picados, duas folhas de louro (sem a nervura do meio), uma pitada de açúcar, e sal (q.b.). Com o lume médio, fui mexendo, para envolver todos os ingredientes e não agarrar. A meio da cozedura reguei com um pouco de vinho de Porto, e continuei a mexer, até  o molho se encontar  grosso e bem cozinhado. Foi também distribuído por caixas plásticas, tapadas depois de bem frio, e postas na arca congeladora. Este molho,  pronto a usar, torna-se muito prático, no dia a dia.

Outro legume da época, que me chegou às mãos, foi o pimento. Vieram dos verdes e dos vermelhos. Foram passados por água fria, várias vezes, uma das quais com um pouco de vinagre. Sequei-os bem, parti-os aos bocados e, parte deles, congelei-os, dentro de pequenos sacos, outra parte foi "afogada" em azeite, numa caixa de plástico, que, depois de bem tapada, foi para o frigorífico. Também me vão dar muito jeito...

3 comentários:

Anónimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ приобрести кино
для сайта culinariadalybanya.blogspot.com

Anónimo disse...

leggere l'intero blog, pretty good

Anónimo disse...

Sim, provavelmente por isso e

culinaria da libania Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino