peixe frito com arroz de tomate e pimentos

sábado, 4 de setembro de 2010


As fotos da esquerda documentam a forma como costumo (raramente) fritar peixe. Em baixo, encontra-se o peixe, no caso, carapaus e fanecas, amanhado, lavado e temperado de sal. Na foto seguinte, temos um saco de plastico, com farinha de milho, que uso preferencialmente para este fim, com peixe que se vai passando pela farinha, e sacudindo, sempre dentro do saco, para retirar algum excesso de farinha. Depois temos peixe a fritar, numa frigideira, com azeite, que se deixou aquecer bem, previamente. Vai-se fritando, de um lado e do outro, e, quando se encontra bem frito, passa-se para um prato, que tem papel de cozinha, para absorver a gordura que esteja a mais, o que se pode ver na 4ª foto, a contar de baixo. Finalmente, temos o peixe todo prontinho, no prato, forrado com alface, onde vai ser servido.
Com os procedimentos que referi, garanto-vos que chegam ao fim, sem um salpico de farinha, espalhado na banca, ou no chao. Ponto fulcral para uma boa fritura: temperatura do azeite, o qual deve estar bem quente, mas nao demasiado. Caso esteja pouco quente, o peixe fica muito gorduroso e mal frito, e, se estiver demasiado quente, o peixe fica queimado.


Nas fotos da direita temos a forma como confeccionei o arroz de tomate e pimentos. Na foto de baixo podemos ver azeite,  tomate, maduro, pelado e cortado aos pedacinhos, a cebola e dois dentes de alho picados, 1 folha de loureiro e pedaços de pimento. Utilizei bocados de pimento, cobertos por azeite, que tenho numa caixa de plastico, bem fechada, no frigorifico. O azeite usado foi desse mesmo. Quanto ao resto, foi da forma que expliquei noutro post. Como gostamos do arroz sequinho, a quantidade de agua foi o dobro do arroz (1 copo de arroz/2 copos de agua). Se gostarem dele malandrinho, utilizem o quadruplo da agua.

Bom apetite!

4 comentários:

Orquídea disse...

Essa técnica do saco funcionará com rissóis e afins?

Libania Neves disse...

sim, perfeitamente!

Anónimo disse...

I seldom leave comments on blog, but I have been to this post which was recommended by my friend, lots of valuable details, thanks again.

Anónimo disse...

Vous avez de bons points il, c'est pourquoi j'aime toujours verifier votre blog, Il semble que vous etes un expert dans ce domaine. maintenir le bon travail, Mon ami recommander votre blog.

Mon francais n'est pas tres bon, je suis de l'Allemagne.

Mon blog:
credit maison et Rachat de Credit au meilleur taux simulation

culinaria da libania Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino