arroz recheado com salsichas e espinafres

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Não tirei fotos, mas, de aspecto ficou boa, a receita que, de seguida, vou postar, e que, penso dará para duas refeições, para duas pessoas.

Arroz recheado com salsichas e espinafres

Ingredientes, para o recheio:

1 molho de espinafres
1 frasco de salsichas alemãs (4)
1/2 cebola
2 dentes de alho
1 folha de loureiro
azeite (q.b.)
sal (q.b.)

Ingredientes, para o arroz:

1/2 cebola
1 copo, médio, de arroz
2 copos de água
azeite (q.b.)
sal (q.b.)
1 cenoura, grande

Preparação:

Preparei o arroz de cenoura, do seguinte modo: azeite no fundo do tacho, cenoura e cebola picadas, a alourar, seguidas do arroz, que mexi até ficar vítreo, juntei-lhe água (o dobro da quantidade do arroz), após levantar fervura, temperei de sal,  baixei o lume para o mínimo, deixando cozer 12 a 15 minutos. ( Deve utilizar-se arroz agulha, para ficar mesmo seco, sem empapar).

Quanto ao recheio, deitei os espinafres, escolhidos e lavados, num tacho grande, com água fervente e sal. Quando estavam bem macios, escorri-os muito bem. Numa frigideira anti-aderente, coloquei um fio de azeite, a cebola picada, os dentes de alho cortados às rodas e a folha de louro. Levei ao lume, mexendo, até a cebola começar a alourar, adicionei as salsichas, cortados às rodelas, mexi e baixei o lume para o mínimo, mexendo de vez em quando, juntei os espinafres, tornando a mexer bem, até ter evaporado todo o líquido que se tinha formado, desligando então o fogão, e retirando a folha de louro, à qual, como sempre, tinha retirado a nervura do meio.

Finalmente, num tabuleiro de ir ao forno, untado levemente com manteiga, deitei metade do arroz, depois o recheio, seguindo-se-lhe o resto do arroz. Ficou pronto meter no forno aquecido, durante uns minutos, na altura da refeição.

Este tipo de "empadão" de arroz presta-se a muitas variações, e, depois de pronto, pode dividir-se por doses e congelar-se. Ao servir, depois de retirado do forno, presta-se a várias coberturas de vegetais, que, além de o tornarem mais apelativo, enriquecem o seu valor alimentar. Experimentem umas rodelas de cenoura cozida, alternadas com beterraba, ou...o que entenderem!

Bom apetite!


2 comentários:

Vandovsky disse...

Olá amiga! Que boa ideia a criação deste Blog... Assim vou poder experimentar algumas receitas bem originais e que não tenho dúvidas que serão deliciosas, pois a fama da criadora já eu conheço. Beijinhos

libania disse...

Vanda, não vais encontrar nenhuma receita muito elaborada, simplesmente porque não as faço! Só posto receitas que ponho em prática, e, por norma, simples. Gosto de cozinhar, e o que aprendo, gosto de transmitir. Também tenho a preocupação de ir dando umas dicas, para quem trabalha, e tem pouco tempo para a cozinha. bj

culinaria da libania Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino