Robalo assado no forno

domingo, 27 de fevereiro de 2011


As fotos acima dizem respeito ao almoço que preparei hoje para 4 pessoas - robalo assado no forno. Segue a respectiva receita, que improvisei, simples, com poucos temperos, porque o peixe era do mar, (não de viveiro), e super fresco.

Ingredientes:

1 robalo (com cerca de 1/5kg)
presunto (6 fatias finas)
1 cebola (grande)
2 folhas de loureiro
4 dentes de alho
1 molho de salsa
mistura de cogumelos congelados (400 grs)
5 batatas (médias)
azeite (q.b.)
sal (q.b.)
colorau (1 colher de chá)
vinho maduro branco (1 copo pequeno)

Preparação:

Cobri o fundo de um tabuleiro de inox com azeite, as folhas de louro (sem a nervura do meio), a salsa, os dentes de alho descascados e esborrachados, a cebola descascada e  cortada às rodelas, sal (q.b.) e o colorau, mexendo tudo. Peguei no peixe, (amanhado pelo fornecedor, porque não tenho jeito nenhum para isso e quando o tento fazer espeto logo alguma espinha num dedo!) e, cuidadosamente para não o amassar, esfreguei-o de um lado e do outro com o preparado do tabuleiro, coloquei as fatias de presunto nos cortes, e deixei-o a descansar nesse tempero. Entretanto descasquei as batatas e cortei-as em bocados não muito pequenos que levei ao lume em água fervente com um pouco de sal durante 3 m, escorrendo-as e colocando-as  juntamente com os cogumelos em redor do peixe, envolvendo-as, com a ajuda de um garfo, no tempero do fundo do tabuleiro, que foi para o forno previamente aquecido a 180º. Passados 15 minutos borrifei o assado com vinho branco, mexi-o e assim fui fazendo durante cerca de uma hora.

Acompanhei com bróculos cozidos.

Bom apetite!

bolo de cenoura e maçã

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Hoje vou deixar-vos a receita de um bolo de cenoura e maçã, que fiz na sexta-feira, e que está na foto acima.

Ingredientes:


manteiga (q.b.)
pão ralado (q.b.)
3 cenouras (médias) raladas
3 maçãs golden (médias) raladas
6 ovos
copo e meio de acúcar
125 grs de manteiga
2 copos de farinha
1 colher (chá) de fermento em pó


Preparação:


Untar uma forma de bolo com manteiga e polvilhar com bastante pão ralado, sacudindo a forma de modo a que a manteiga fique toda coberta, virando-se depois a forma ao contrário para rejeitar o excesso do mesmo.
Numa taça grande deitam-se as cenouras e as maçãs raladas grosseiramente, adicionam-se os ovos batendo bem, juntando depois o acúcar, tornando a mexer bem, seguindo-se a manteiga amornecida em banho maria, continuando a bater e finalmente põe-se a farinha previamente misturada com o fermento, tornando-se a mexer bem para que todos os elementos fiquem ligados. Deita-se a massa na forma e leva-se ao forno, entretanto aquecido, a 180ª durante cerca de 45 minutos.
É um bolo que se destina a um casal de idosos, de maneira que não levou qualquer cobertura.
Quem gostar de canela pode juntar uma colher  (de sopa) de canela em pó à farinha (estão a sentir o cheirinho?

Bom apetite!

sopa de ervilhas

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Hoje resolvi fazer uma sopa diferente das que costumo confeccionar. Ficou saborosa e deixo-vos aqui a receita da minha sopa de ervilhas (tipo puré).

Ingredientes:

4 batatas (médias)
1/2 Kg cenouras
1 courgette (média)
2 tomates (médios)
400 grs de ervilhas congeladas
2 cebolas (médias)
4 dentes de alho
azeite (q.b.)
presunto laminado (8 fatias)
água (q.b.)

Preparação:

Cobri o fundo da panela com azeite, uma cebola descascada e picada, e o presunto cortado em pedacinhos e levei a refogar em lume médio, mexendo de vez em quando, até a cebola estar bem macia. Juntei todos os legumes descascados e cortados aos bocados, deitei água de modo a cobrir tudo e ficar mais alta  poucos cms. Quando levantou  fervura adicionei as ervilhas e uma pitada de açúcar. Passados 20 minutos temperei de sal e deixei cozer mais 10 minutos. Passei com a varinha mágica, juntei mais um copo de água, mexi bem e levei novamente ao lume até ferver. Ficou pronto o puré.
Acompanha muito bem com umas fatias de pão torrado, e, caso gostem podem decorar o prato com umas folhinhas de hortelã ou de coentros.

Bom apetite!

Arroz de alho

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

De vez em quando faço um arroz de alho, para acompanhar grelhados, que fica muito saboroso e é bem simples de fazer.


Eis a receita:


Ingredientes:


4 dentes de alho
azeite (q.b.)
1 medida de arroz (agulha)
2 medidas de água
hastes de salsa (q.b.)


Preparação:


Cubro o fundo de um tacho com azeite, no qual deito o alho descascado e picado grosseiramente. Levo ao lume e mexo. Quando o azeite se encontrar a ferver, desligo o lume e tapo o tacho. Passado um pouco, retiro os pedacinhos de alho com uma escumadeira e levo o tacho ao lume até o azeite ferver novamente, juntando-lhe então o arroz e mexendo até que o mesmo fique vítreo. Entretanto noutro tacho levo água (o dobro da quantidade do arroz) a ferver e deito-a por cima do arroz, temperando de sal e mexendo bem. Junto-lhe umas hastes de salsa, deixo levantar fervura e ponho o lume no mínimo durante 12 minutos. Tem de se ter cuidado porque o alho não pode queimar, tem de ficar só aloirado.

Bom apetite!

massa com legumes e red-fish

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011








Deixo-vos a receita que improvisei ontem, de massa com legumes e red-fish. As fotos acima ilustram algumas passagens da sua confecção.

Éramos só dois a jantar em casa, de maneira que utilizei:

3 postas (médias) de peixe vermelho congelado, que cozi em água fervente, 5 minutos, após o que apaguei o lume e tapei o tacho,  enquanto noutro tacho maiorzinho deitei azeite a cobrir o fundo, uma cebola (grande) picada, 4 dentes de alho picados, 1 folha de louro (sem a nervura do meio), 2 cenouras (pequenas) cortadas aos bocadinhos e cerca de um kg de tomate (tipo cacho), pelado e desfeito em pedacinhos, salpicando com uma pitada de açucar. Levei a lume forte até ferver, mexendo de vez em quando, e adicionei uma couve repolho (pequena), cortada aos bocados, depois de lavada. Quando levantou fervura novamente, baixei o lume para médio, continuando a mexer uma vez por outra. Passados 10 m juntei o conteúdo de uma lata de cogumelos, previamentes escorridos e passados por água. Mexi novamente, para envolver todos os elementos,  juntando um molho de salsa lavada e desfeita com as mãos. Passados mais 10 minutos, durante os quais mexi duas ou 3 vezes, desliguei o lume. Esta quantidade de base obviamente que era demasiada para a  refeição de duas pessoas, mas fi-la com o propósito de retirar alguma para congelar e ser usada noutras ocasiões (ver uma das fotos). Chegou a hora de tirar o peixe da água onde cozeu e retirar-lhe a pele e as espinhas, lascando-o em bocados não muito pequenos. Quanto à água, coei-a e deitei-a no tacho onde estava a base (tendo entretanto retirado a excedente). Temperei de sal e umas gotas do meu tempero picante, mexi a levei a lume forte até ferver, metendo então a massa, tipo macarrão grande (cerca de 250 grs.). Envolvi-a bem no preparado, deixei levantar novamente fervura, verifiquei o tempero e baixei o lume para o mínimo, onde esteve 8 m, durante os quais mexi duas ou três vezes, e finalmente acrescentei-lhe o peixe, mexendo com cuidado, desligando o lume assim que começou a ferver. 

Acompanhei com salada mista. Para sobremesa servi peras.

A massa que sobrou serviu para o meu almoço de hoje...


Bom apetite!

Robalo grelhado, com batata a murro

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

(O nosso almoço de domingo passado)

ingredientes:

1 robalo (médio), por pessoa
6 batatas (pequenas), por pessoa
salada mista (q.b.)
azeite (q.b.)
alho (q.b.)

Preparação:

No caso, conseguimos robalos do mar, que pedimos ao peixeiro para amanhar e escalar. Foram assados na brasa, mas, na impossibilidade de o fazerem, podem sempre grelhá-los em grelhador eléctrico, que quase todos os fogões têm, ou até na chapa, ou frigideira anti-aderente. Untar sempre, com azeite, a grelha, chapa ou  frigideira, depois de  bem quentes, antes de colocar o peixe, para que não agarre, e virá-lo depois, com cuidado, de vez em quando, até estar bem grelhado, mas não em demasia, para não ficar muito seco. As batatas são bem lavadas, com a pele, sendo sepois secas com um pano de cozinha, de algodão, e vão a assar no microondas. 15 m, na potência máxima, costumam chegar.
Num pratinho à parte deitam-se uns quantos dentes de alho picados e coloca-se a garrafa de azeite na mesa. Serve-se com salada mista.

Bom apetite!

P.S. o peixe foi assado pelo marido, porque estou em repouso "obrigatório".

culinaria da libania Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino