Sandes de pão de centeio, com alface, tomate e requeijão

segunda-feira, 26 de julho de 2010

O jantar de hoje, foi à base de sandes e fruta. Com o calor intenso e dois incêndios não muito longe de casa, não deu vontade de cozinhar comida quente! 

Sandes de pão de centeio, com alface, tomate e requeijão

Ingredientes:

pão de centeio
alface
tomate
requeijão
mangericão

Preparação:

Deixei descongelar o pão de centeio, e, com a faca eléctrica, fatiei-o.
Separei as folhas da alface, lavei-as, deixando-as por breves minutos em água com vinagre, juntamente com os tomates, tornando depois a passar por água limpa e secando bem a alface, com um pano de cozinha, de algodão, deixando as folhas inteiras. Quanto ao tomate, cortei-o às rodelas.
Montei as sandes, colocando, numa fatia de pão, uma folha de alface, 1 rodela de tomate, requeijão partido às fatias e salpicado com mangericão "esfarelado" à mão, coberto com outra folha de alface, a que se seguiu nova fatia de pão.
Não indico quantidades, porque fiz a olho, duas sandes para o marido e duas para mim.
As folhas de alface que sobraram, foram embrulhadas num pano de algodão e postas dentro de um saco de plástico, no frigorífico, estando prontinhas a ser consumidas amanhã.

Esta refeição ligeira, foi complementada com meloa e ameixas frescas.

Bom apetite!



coelho estufado, com esparguete

quinta-feira, 22 de julho de 2010

coelho estufado, com esparguete

Ingredientes:


1 coelho pequeno
200 grs de esparguete
2 cenouras
1 cebola
4 dentes de alho
1 haste de alecrim
1 molho de salsa
1 folha de loureiro
1 copo de vinho branco
água (q.b.)
azeite (q.b.)
sal (q.b)
tempero picante (q.b.)


Preparação:


Levei, ao lume médio, um tacho com o fundo coberto de azeite. Deitei-lhe a cebola picada, mexi bem, juntando depois os dentes de alho esmagados e o loureiro, tornando a mexer. Seguiu-se o coelho, partido aos pedaços. Esta tarefa coube ao senhor do talho, que me prepara muito bem os coelhos (aliás, toda a carne), cortando-os do modo como que eu lhe peço. Em casa, retiro-lhes as gorduras e lavo-os muito bem. O que usei hoje estava congelado, porque, por norma, encomendo mais do que um. Adicionei as cenouras, descascadas e cortadas às rodelas. Temperei com sal e tempero picante, pus a haste de alecrim, e, sempre com o lume médio, fui mexendo o coelho e virando os bocados, com cuidado. Quando estava quase a pegar, reguei-o com o vinho, tornando a mexer. Ao levantar fervura baixei o lume para o mínimo, mexendo de vez em quando. Quando o líquido ficou muito reduzido, retirei o alecrim e o loureiro, acrescentei água, levantei o lume, para ferver, salpiquei com a salsa "esfarelada" à mão, e, num instante, estava cozinhado o dito. Cozi o esparguete, à parte, em água fervente e sal, durante 8 minutos, escorrendo-o e envolvendo-o, cuidadosamente, com o coelho, deixando um pouco no lume.
Como somos só dois comensais, teremos este cozinhado para hoje e para amanhã. Vou variar apenas no acompanhamento. hoje vão ser legumes (bróculos e couve flor) cozidos, e, para o outro jantar será salada de alface.

Bom apetite!

queijo fresco com tomates-cereja e frutas variadas

terça-feira, 20 de julho de 2010

A receita que vou postar de seguida, é muito boa para uma refeição ligeira, nestes dias de calor, servindo para "desintoxicar" o nosso organismo, após uns dias (no caso, um fim de semana) de exageros alimentares.


queijo fresco com tomates-cereja e frutas

Ingredientes:

queijinhos frescos (miniaturas)
tomates-cereja
melancia
meloa
abacaxi
figos secos

Preparação:

As frutas deverão ter um estágio prévio de algumas horas no frigorífico. Na altura de preparar a refeição, descascam-se, limpam-se de sementes e cortam-se aos cubos, à excepção dos tomates, os quais se lavam, tiram-se-lhe os "olhos" e abrem-se ao meio, e dos figos, a que se retiram os pés, abrindo-se depois ao meio.
Numa travessa de levar à mesa, colocam-se as frutas e sobre os tomates deitam-se os queijinhos. Fica pronto a servir.
Não indiquei quantidades, porque " fiz a olho", utilizando as frutas que tinha em casa, as quais podem ser substituídas por quaisquer outras. Caso tivesse alface em casa, tinha forrado o fundo da travessa com folhas desse legume, que seriam também comidas. Os queijinhos também poderiam ter sido salpicados com cebolinho ou mangericão, esfarelados com as mãos (desta forma, ficam mais saborosos e exalam mais aroma, do que sendo cortados com uma faca).

Bom apetite!

batatas assadas, em papel de alumínio

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Esta receita, de batatas assadas, é óptima para variar o modo de cozinhar este tubérculo, além de que as batatas ficam muito saborosas. Acompanham muito bem peixe assado, também embrulhado em papel de alumínio.

Ingredientes:

2 batatas médias, por pessoa
azeite (q.b.)
sal fino (q.b.)
salsa (q.b.)
alhos (q.b.)

Preparação:

Ponha o forno a aquecer e prepare uns quadradinhos de papel de alumínio, um para cada batata. No centro de cada quadrado, coloque uma batata, com a casca, bem lavada e com um corte no sentido longitudinal, sensivelmente até ao meio, salpique com sal fino, 1 dente de alho esmagado e salsa picada, deitando-lhe depois um golpe de azeite. Unem-se então as pontas do papel, de modo que a batata fique completamente embrulhada. Vão ao forno, já aquecido, durante 30 a 40 minutos (depende da qualidade da batata).


Bom apetite!

pão torrado, com azeite e tomate

quarta-feira, 14 de julho de 2010

A receita que vou postar, de seguida, é muito apreciada cá em casa. Serve para um lanche ou para outra refeição ligeira, complementada com  sopa e fruta - Pão torrado, com azeite e tomate.
Vou indicar apenas os ingredientes, sem especificar as quantidades, e explicar como as confecciono, assim como deixar um aviso: O pessoal, quando começa a comê-las, devora-as e o tabuleiro fica sem uma migalha, sequer...

Ingredientes:

Pão rústico, fatiado
azeite (q.b.)
alho (q.b.)
tomate (q.b.)
sal (q.b.)
queijo ralado (q.b.)
orégãos ou mangericão (q.b.)

Preparação:

Torram-se, um pouco, as fatias de pão, de ambos os lados, barrando-se de seguida, de um lado, com azeite e alho pisado, sem exagerar nas quantidades. Cobrem-se com tomate cortado em rodelas finas, que se salpica com sal de mesa (pouco). O tomate será tapado por queijo ralado, tipo mozarella, o qual é polvilhado com orégãos ou mangericão picado, indo novamente ao grill, a gratinar, até o queijo estar derretido...já estou a sentir o aroma a perfumar a cozinha! Servem-se de imediato.

Por vezes, adiciono umas fatias de presunto, cortadas aos bocadinhos, antes de cobrir com o queijo. Também já pus azeitonas descaroçadas e partidas em pedacinhos...

Bom apetite!

Aviso

domingo, 11 de julho de 2010

Não visitem este blogue, caso queiram ver receitas de culinária muito elaboradas, e também receitas que levem sempre os mesmos ingredientes. Seria uma perda de tempo, porque só posto receitas que preparo, sendo que apenas sei cozinhar refeições simples. Por outro lado, nem sempre utilizo os mesmos ingredientes numa certa receita. Vario, por exemplo, nas ervas aromáticas. Hoje poderei assar um coelho com carqueja e para a próxima será antes com alecrim, caso o tenha e a inspiração assim o dite! Aquilo que repito sempre, na cozinha, é colocar na banca todos os utensílios e ingredientes que vou usar, antes de iniciar qualquer preparação culinária; só desse modo me oriento convenientemente.

Bons cozinhados!

espinheta de bacalhau, com legumes

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Vamos à receita que preparei para o jantar de hoje, que será servida fria, porque o tempo a isso convida - Espinheta de bacalhau, com legumes

Ingredientes (2 pessoas):

1 posta grande, do lombo, demolhada
225 Grs de feijões de soja (congelados)
bróculos e couve flor (congelados)
2 cenouras
4 ovos, de codorniz
salsa (q.b.)
2 dentes de alho
azeite (q.b.)
vinagre (q.b.)

Preparação:

retirei a pele e as espinhas ao bacalhau e esfiei-o (crú),(tinha-o deixado a descongelar).
Em água fervente, deitei meio pacote de feijões de soja, deixei cozer 10 m, acrescentei-lhe bróculos e couve flor (a olho) e, após a água recomeçar a ferver, contei 5 minutos, temperei de sal, mexi, deixei ferver um pouquinho e desliguei o lume.
cozi os ovos, num tachinho à parte.
Já está tudo no frigorífico, sendo que os legumes foram bem escorridos e os ovos descascados.

Na hora de servir vou descascar as cenouras e ralá-las, pico os dentes de alho e "esfarelo" a salsa com as mãos. Depois é só envolver todos os elementos, cuidadosamente.
O azeite e o vinagre vão para a mesa, para cada um de nós temperar a seu gosto.

Esta receita, bem simples, presta-se a muitas variações. Podem substituir a soja por feijão frade, de conserva, ou mesmo por grão de bico. Quanto aos legumes, ficam à vossa imaginação (o feijão verde (vagem), tão abundante nesta época, também "vai" muito bem neste prato, que só deve de ser servido a quem gosta de bacalhau crú, como cá por casa.


Bom apetite

sangria, com espumante

domingo, 4 de julho de 2010

Conforme o prometido à Cilinha, vou deixar aqui a receita de uma sangria que costumo fazer, em festas.  Aviso desde já que é só para beber um copo, porque "trepa" muito.




Ingredientes:


Espumante (2 garrafas)
fruta (q.b.)
brandy (2 cálices)
açúcar (q.b.)


Preparação:


Partem-se várias qualidades de fruta (das que houver na fruteira), aos pedacinhos. Não indico quantidades porquer costumo fazê-lo "a olho". Deitam-se os bocadinhos de fruta numa jarra grande (se tiverem uma de barro, melhor), regam-se com o brandy (se não houver brandy, substituam por Wisky ou aguardente velha) e deitem um pouco de açúcar. A fruta deverá ficar a macerar umas horas neste preparado. Na altura de servir, adiciona-se o espumante, que deverá estar bem fresco, e 1/4 de água gaseificada, mexendo com jeitinho.
Não esquecer de beber com moderação.

Bom apetite







cogumelos recheados, gratinados

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Aproveitei uma promoção do Lidl, e comprei cogumelos Portobello, com os quais fiz a seguinte receita:

Ingredientes (2 pessoas):

4 cogumelos Portobello
4 fatias, finas de presunto
1 cebola, média
2 dentes de alho
1 tomate, médio, coração de boi
1/2 pimento verde
azeite (q.b.)
1 cálice vinho do Porto
salsa (q.b.)
sal (q.b.)
tempero picante (q.b.)
125 grs de queijo, tipo mozarella, ralado
orégãos, secos

Preparação:

Utilizei o grill do fogão.
Lavei os cogumelos, em água corrente, retirei-lhe os pés, que reservei, e limpei-os bem com papel de cozinha, grelhando-os, primeiro de um lado, voltando-os depois, para grelharem do outro lado.
Preparei o recheio, fazendo um refogado, cobrindo o fundo de um tacho com azeite, que levei a lume médio, onde coloquei a cebola e o alho picados, seguindo-se o tomate pelado, limpo de sementes e desfeito aos bocadinhos, os pés dos cogumelos, picados, o pimento e o presunto, cortados em tiras finas e umas hastes de salsa, desfeitas aos bocadinhos (com as mãos). Fui mexendo, temperei com sal e picante, e, após o refogado estar quase pronto, adicionei-lhe o vinho do Porto, mexendo bem e deixando cozinhar mais uns minutos. Recheei os cogumelos e cobri-os com o queijo ralado, polvilhando com orégãos, levando a gratinar. Gostámos muito do resultado!

Bom apetite!

bacalhau com batatas a murro e grelos,

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Esta receita é feita cá em casa há muito tempo. É muito simples de confeccionar.


Ingredientes: (4 pessoas)

4 postas de bacalhau
1 kg de batatas pequenas
4 ovos
1/2 molho de grelos
6 dentes de alho
azeite (q.b.)
sal (q.b.)

Preparação:

Vou começar pela parte que se pode adiantar, na véspera:

Deita-se o bacalhau em água a ferver, tapa-se o tacho e desliga-se o lume. Passados 20 minutos já se pode lascar, retirando a pele a as espinhas.
Cozem-se os grelos e os ovos em água e sal, escorrendo-se muito bem. Descascam-se os ovos e descascam-se também os dentes de alho.
Guarda-se tudo no frigorífico.

No dia, lavam-se as batatas, que vão com a pele ao microondas, na potência máxima, 20 a 25 minutos. A meio, retira-se o recipiente e sacode-se. Cobre-se o fundo de um tabuleiro de ir ao forno com azeite, dá-se um murro em cada batata e poem-se por cima do azeite,  salpicando com um pouco de sal refinado e com o alho esmagado.A seguir espalham-se os grelos (ou bróculos), por cima das batatas, seguindo-se os ovos cortados às rodelas. Termina-se com o bacalhau lascado e rega-se com mais azeite. Leva-se o tabuleiro ao forno, previamente aquecido, durante 20 minutos.


Bom apetite!

culinaria da libania Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino