bifes de porco panados

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Vivam!
Hoje vou deixar aqui a receita que estive a confeccionar em quantidades que darão para o jantar do marido, (eu vou jantar com umas amigas), para o nosso almoço de amanhã e para uma certa pessoa levar para uma ida a Fátima com um grupo que se juntará a "picnicar".

Vamos aos factos:

-bifes de porco, cortados finos, temperados com alguma antecedência com sal (pouco), sumo de limão, alho laminado e loureiro.
-ovos batidos numa taça grande
-pão ralado misturado com um pouco de queijo ralado, num saco de  plástico
-frigideira com azeite
-garfo e espátula, de cabos compridos, pousados num pratinho
-travessa com papel de cozinha, e umas quantas folhas do mesmo  à parte

Retirei o alho e os bocados de loureiro aos bifes, que fui passando por ovo e por pão ralado, pressionando-os um pouco nos dois lados, nesta fase, para que o pão aderisse bem.
Entretanto tinha já o azeite a aquecer. 
Fui colocando os bifinhos no azeite, de maneira a não ficarem sobrepostos, e virando de vez em quando até estarem douradinhos, altura que que os retirava para a travessa, pondo outros a fritar.
Com a espátula fui retirando a espuma que se foi formando no azeite. Na travessa, entre cada camada de bifes pus papel de cozinha que que ficassem bem sequinhos.

Estes panados sabem muito bem comidos frios e tanto podem acompanhar só com salada, como casam lindamente com arroz de tomate, arroz branco, esparguete...

Na travessa que vão pôr na mesa, ou na caixinha de plástico que vão levar para um picnic (são tão bons os picnics, não são?), podem fazer o seguinte: Forrar o fundo com folhas inteiras de alface, bem lavadas e secas com um pano de cozinha. Colocar os panados já frios nessa cama e a toda a volta dispor rodelas de limão com salsa ou coentros picados (picam-se para um pratinho e vão-se passando as rodelas de limão, dos dois lados, pressionando levemente, para que a salsa ou os coentros adiram ao limão; Também podem substituir o limão por laranjas às rodelas, e em cada uma colocar uma folhinha de hortelã (que aroma!). Já experimentei com rodelas de tomate, passadas num pratinho com azeite, alho e mangericão picados (um sucesso). Sim, porque os ollhos também comem!

bjs

1 comentários:

Anónimo disse...

Esses bifinhos são uma delícia, principalmente comidos ao ar livre.
Bom domingo.
um abraço.
Ká.

culinaria da libania Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino