sopa de espinafres; carne picada estufada; sopa com pescada para bebé

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Vivam!

Neste post vou deixar-vos as receitas que estive a fazer durante a manhã, feliz da vida, rodeada pelos tachos, na casa da filha mais velha!
Vamos lá então:
-sopa de espinafres, que dará para várias vezes. A base da sopa, penso que já postei no "conversaqui", mas de qualquer modo aqui fica: batatas (poucas), cenouras, abóbora, cebola e alho, (hoje foi só com estes ingredientes, mas pode levar nabos, beringelas...), sal q.b. e azeite; legumes cozidos e entra então a dança da varinha mágica. Levantar fervura e as folhinhas de espinafres para dentro do caldo. Mexe-se bem, reduz-se um pouco o lume, para não pegar no fundo e 10 minutos depois está pronta. A base pode e deve de ser feita em quantidades que, divididas por doses, vão a congelar em caixinhas plásticas. Depois, para utilizar é só deixar descongelar, levar ao lume até ferver e adicionar as verduras que se tenham à mão, as quais, se forem tenras como os espinafres e agriões se deitam directamente na panela . Se demorarem mais tempo a cozer, dá-se-lhes uma fervura prévia e só então se envolvem na base da sopa, certo?

-carne picada, estufada, que irá servir para para um esparguete à bolonhesa e para uma lasanha.
Mistura de carnes de porco, de vaca, e chouriço, picada no talho, a pedido (só com uma passagem pela máquina). No Tacho: azeite, cenoura em bocados pequenos, cebola e alho picados, folha de louro (sem a nervura do meio) e deixar refogar só até a cebola ficar translúcida. Juntar a carne picada e mexer bem. temperar com sal (pouco), um pouco de tempero picante (caseirinho, já postado no conversaqui), e ir mexendo. Passados poucos minutos adicionar polpa de tomate e um pouco de vinho branco, e ir mexendo sempre. Vinte minutos depois está pronta a consumir.

-sopa com pescada, para a bebé (11 meses). Cozi uma posta de pescada chilena, que retirei da água da cozedura, na qual deitei um pouco de todos os ingredientes que constam na receita acima de sopa de espinafres e levei a cozer. Retirei a pele e as espinhas ao peixe e este seguiu para junto do resto. Quando estava tudo cozido...dança da varinha mágica. Deixei ferver novamente e sopa pronta.

Ah! cozi ainda umas peras e maçãs que estavam mesmo a precisar de ser consumidas. Foi só descascar, partir aos bocadinhos, retirar um ou outro bocado já tocado e levar ao lume no mínimo, com um pouco de água. Em pouco tempo estavam prontinhas a ser reduzidas a puré, que deixei ferver mais um pouco.


bjs

0 comentários:

culinaria da libania Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino