peixe espada preto grelhado, acompanhado de arroz de legumes

terça-feira, 27 de abril de 2010

Vivam!

Hoje vou postar a receita que fiz com peixe espada preto, acompanhado de arroz de legumes.
Tento ir deixando as minhas receitas do dia a dia, já que muitas pessoas se queixam que, com a falta de tempo e tantos assuntos para resolver, ficam sem idéias sobre o que cozinhar.

Compro o peixe espada sempre inteiro, porque sai mais económico, e presta-se a várias preparações. Peço, na peixaria, para o cortarem às postas.

Neste caso, o peixe foi cozinhado de igual modo que o salmão cuja receita está no meu blogue http://conversaqui.blogspot.com/., com a diferença que não utilizei funcho, mas coentros em vez do mesmo.

Vamos então ao arroz de legumes, sequinho, como gosta o marido; se gostarem dele  "malandrinho", aumentem a quantidade de água.
No tacho:
refogado levezinho, com azeite, cebola, alho e tomate cortado aos pedacinhos, mexendo de vez em quando. Adicionar a água, no caso pouco mais que o dobro do arroz, temperar com sal (q.b.), e, quando levantar fervura, deitar-lhe rebentos de couve (nalguns locais chamam-lhe espigos, noutros hortos), já escolhidos e bem lavados. Deixar cozer um pouco e juntar então o arroz, mexendo e deixando ferver, baixando então o lume para o mínimo e passados 10 a 15 m temos o arroz pronto.

Acompanhar com salada de tomate, temperada com sal (pouco), azeite, alho laminado e manjericão picado (que aroma!).

Para sobremesa: fruta da época.

Sem querer ser maçadora, gostaria de vos dizer que a calda para este arroz pode perfeitamente ser feita na véspera, guardada no frigorífico, e no dia é só juntar o arroz!
A respeito da cebola, alho e azeite, usados no refogado, continuo com o método que postei  no "conversaqui", ou seja, cebolas e alhos picados em caixinhas de plástico separadas e cobertos de azeite, que se vão usando...e poupa-se muito tempo, sobretudo, se pudermos delegar essa tarefa...


bjs

0 comentários:

culinaria da libania Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino