Vivam!
Vou postar aqui a receita que confeccionei hoje, em casa dos pais, com poucos temperos, como as idades pedem, mas cozinhei "porco", porque são ambos alentejanos...
Vamos lá então:
Ingredientes:
- Entrecosto de porco
- sal, (pouco), colorau (q.b), azeite (q.b.), alhos esmagados, cebolas, às rodelas, um molhinho de salsa, folha de loureiro (retirando a nervura do meio...sempre), vinho branco (q.b.)
- batatas pequenas (das novas)
Numa assadeira de barro coloquei os temperos (menos o vinho), e mexi com um garfo de cabo comprido. Com a ajuda desse garfo passei o entrecosto, que tinha já uns golpes entre cada duas costelinhas, pela mistura dos temperos, de um lado e do outro, deixando a repousar um pouco. As batatas foram descascadas, postas em água com um pouco de sal, e, na altura de levar o tabuleiro ao forno, foram escorridas e envolvidas no tempero, ficando a rodear o entrecosto. O forno tinha sido previamente aquecido, no máximo, e baixei a temperatuira para 180º. A carne e as batatas foram assando, lentamente. Fui refrescando com uns golpes de vinho branco, virando a carne e mexendo as batatas, de vez em quando, até estar tudo douradinho e macio.
Para acompanhar, optei por cozer bróculos e couve flor, só com água e sal (pouco), sendo depois escorridos.
A sobremesa constou de morangos, arranjados pela mãe.
bjs
Há 10 anos
0 comentários:
Enviar um comentário