arroz de sardinhas

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Vivam!

Hoje, vou deixar-vos aqui a minha receita de arroz de sardinhas, tão do agrado do marido!

Utilizo sardinhas pequenas ou grandes, depende do aspecto que tiverem. Peço, na peixaria, para as amanharem e, em casa, lavo-as bem, passando por várias águas, para que as escamas saiam todas.
Em água a ferver, com um pouco de sal, deito as sardinhas, tapo e desligo o lume.

Faço um refogado com azeite, cebola, alho, tomate, tiras de pimento e uma folhinha de loureiro (sem a nervura do meio). Deito-lhe o arroz e mexo, até ficar com uma cor vítrea. Adiciono-lhe então água, cuja quantidade é o dobro do arroz, água essa onde cozeram as sardinhas. Deixo levantar fervura, rectifico o sal, misturo um molhinho de coentros ou de salsa, picadinhos, mexo bem, e após levantar fervura novamente baixo o lume para o mínimo, deitando, com jeitinho, as sardinhas. Após 10 a 15 minutos está pronto a servir.

Uma salada mista de alface e tomate, acompanha muito bem este prato.


bjs

bacalhau...

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Vivam!

No meu blogue http://conversaqui.blogspot.com/, deixei já algumas receitas de bacalhau. Hoje resolvi desenvolver o tema.

Por norma, costumo comprar o bacalhau (seco) inteiro, sai muito mais em conta. Peço para mo cortarem às postas.
Tenho um alguidar de plástico grande, onde o demolho. Coloco as postas com a pele virada para cima, para a água penetrar mais facilmente e, para evitar mau cheiro, junto ponho sempre umas garrafas com água congelada, que tenho  na arca. Quando mudo a água, coloco novas garrafas. Cá por casa gostamos do bacalhau bem dessalgado, pelo que, ao fim de 24 horas retiro as postas finas, e, passadas mais 24 horas, as grossas. Congelo por doses e dá muito jeito ter bacalhau prontinho a utilizar, na arca frigorífica!

Claro que isto não quer dizer que de quando em vez não compre embalagens de bacalhau, quer em postas, quer do desfiado, mas, como disse, comprá-lo inteiro, fica-nos muito mais barato.

Espero que estas dicas sejam úteis a alguns de vós. O que vou aprendendo gosto de transmitir!


bjs

peixe espada preto grelhado, acompanhado de arroz de legumes

terça-feira, 27 de abril de 2010

Vivam!

Hoje vou postar a receita que fiz com peixe espada preto, acompanhado de arroz de legumes.
Tento ir deixando as minhas receitas do dia a dia, já que muitas pessoas se queixam que, com a falta de tempo e tantos assuntos para resolver, ficam sem idéias sobre o que cozinhar.

Compro o peixe espada sempre inteiro, porque sai mais económico, e presta-se a várias preparações. Peço, na peixaria, para o cortarem às postas.

Neste caso, o peixe foi cozinhado de igual modo que o salmão cuja receita está no meu blogue http://conversaqui.blogspot.com/., com a diferença que não utilizei funcho, mas coentros em vez do mesmo.

Vamos então ao arroz de legumes, sequinho, como gosta o marido; se gostarem dele  "malandrinho", aumentem a quantidade de água.
No tacho:
refogado levezinho, com azeite, cebola, alho e tomate cortado aos pedacinhos, mexendo de vez em quando. Adicionar a água, no caso pouco mais que o dobro do arroz, temperar com sal (q.b.), e, quando levantar fervura, deitar-lhe rebentos de couve (nalguns locais chamam-lhe espigos, noutros hortos), já escolhidos e bem lavados. Deixar cozer um pouco e juntar então o arroz, mexendo e deixando ferver, baixando então o lume para o mínimo e passados 10 a 15 m temos o arroz pronto.

Acompanhar com salada de tomate, temperada com sal (pouco), azeite, alho laminado e manjericão picado (que aroma!).

Para sobremesa: fruta da época.

Sem querer ser maçadora, gostaria de vos dizer que a calda para este arroz pode perfeitamente ser feita na véspera, guardada no frigorífico, e no dia é só juntar o arroz!
A respeito da cebola, alho e azeite, usados no refogado, continuo com o método que postei  no "conversaqui", ou seja, cebolas e alhos picados em caixinhas de plástico separadas e cobertos de azeite, que se vão usando...e poupa-se muito tempo, sobretudo, se pudermos delegar essa tarefa...


bjs

entrecosto de porco assado no forno

domingo, 25 de abril de 2010

Vivam!


Vou postar aqui a receita que confeccionei hoje, em casa dos pais, com poucos temperos, como as idades pedem, mas cozinhei "porco", porque são ambos alentejanos...


Vamos lá então:
Ingredientes:
- Entrecosto de porco
- sal, (pouco), colorau (q.b), azeite (q.b.), alhos esmagados, cebolas, às rodelas, um molhinho de salsa,  folha de loureiro (retirando a nervura do meio...sempre), vinho branco (q.b.)
- batatas pequenas (das novas)


Numa assadeira de barro coloquei os temperos (menos o vinho), e mexi com um garfo de cabo comprido. Com a ajuda desse garfo passei o entrecosto, que tinha já uns golpes entre cada duas costelinhas, pela mistura dos temperos, de um lado e do outro, deixando a repousar um pouco. As batatas foram descascadas, postas em água com um pouco de sal, e, na altura de levar o tabuleiro ao forno, foram escorridas e envolvidas no tempero, ficando a rodear o entrecosto. O forno tinha sido previamente aquecido, no máximo, e baixei a temperatuira para 180º.  A carne e as batatas foram assando, lentamente. Fui refrescando com uns golpes de vinho branco, virando a carne e mexendo as batatas, de vez em quando, até estar tudo douradinho e macio.


Para acompanhar, optei por cozer bróculos e couve flor, só com água e sal (pouco), sendo depois escorridos.


A sobremesa constou de morangos, arranjados pela mãe.




bjs

bifes de porco panados

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Vivam!
Hoje vou deixar aqui a receita que estive a confeccionar em quantidades que darão para o jantar do marido, (eu vou jantar com umas amigas), para o nosso almoço de amanhã e para uma certa pessoa levar para uma ida a Fátima com um grupo que se juntará a "picnicar".

Vamos aos factos:

-bifes de porco, cortados finos, temperados com alguma antecedência com sal (pouco), sumo de limão, alho laminado e loureiro.
-ovos batidos numa taça grande
-pão ralado misturado com um pouco de queijo ralado, num saco de  plástico
-frigideira com azeite
-garfo e espátula, de cabos compridos, pousados num pratinho
-travessa com papel de cozinha, e umas quantas folhas do mesmo  à parte

Retirei o alho e os bocados de loureiro aos bifes, que fui passando por ovo e por pão ralado, pressionando-os um pouco nos dois lados, nesta fase, para que o pão aderisse bem.
Entretanto tinha já o azeite a aquecer. 
Fui colocando os bifinhos no azeite, de maneira a não ficarem sobrepostos, e virando de vez em quando até estarem douradinhos, altura que que os retirava para a travessa, pondo outros a fritar.
Com a espátula fui retirando a espuma que se foi formando no azeite. Na travessa, entre cada camada de bifes pus papel de cozinha que que ficassem bem sequinhos.

Estes panados sabem muito bem comidos frios e tanto podem acompanhar só com salada, como casam lindamente com arroz de tomate, arroz branco, esparguete...

Na travessa que vão pôr na mesa, ou na caixinha de plástico que vão levar para um picnic (são tão bons os picnics, não são?), podem fazer o seguinte: Forrar o fundo com folhas inteiras de alface, bem lavadas e secas com um pano de cozinha. Colocar os panados já frios nessa cama e a toda a volta dispor rodelas de limão com salsa ou coentros picados (picam-se para um pratinho e vão-se passando as rodelas de limão, dos dois lados, pressionando levemente, para que a salsa ou os coentros adiram ao limão; Também podem substituir o limão por laranjas às rodelas, e em cada uma colocar uma folhinha de hortelã (que aroma!). Já experimentei com rodelas de tomate, passadas num pratinho com azeite, alho e mangericão picados (um sucesso). Sim, porque os ollhos também comem!

bjs

sopa de espinafres; carne picada estufada; sopa com pescada para bebé

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Vivam!

Neste post vou deixar-vos as receitas que estive a fazer durante a manhã, feliz da vida, rodeada pelos tachos, na casa da filha mais velha!
Vamos lá então:
-sopa de espinafres, que dará para várias vezes. A base da sopa, penso que já postei no "conversaqui", mas de qualquer modo aqui fica: batatas (poucas), cenouras, abóbora, cebola e alho, (hoje foi só com estes ingredientes, mas pode levar nabos, beringelas...), sal q.b. e azeite; legumes cozidos e entra então a dança da varinha mágica. Levantar fervura e as folhinhas de espinafres para dentro do caldo. Mexe-se bem, reduz-se um pouco o lume, para não pegar no fundo e 10 minutos depois está pronta. A base pode e deve de ser feita em quantidades que, divididas por doses, vão a congelar em caixinhas plásticas. Depois, para utilizar é só deixar descongelar, levar ao lume até ferver e adicionar as verduras que se tenham à mão, as quais, se forem tenras como os espinafres e agriões se deitam directamente na panela . Se demorarem mais tempo a cozer, dá-se-lhes uma fervura prévia e só então se envolvem na base da sopa, certo?

-carne picada, estufada, que irá servir para para um esparguete à bolonhesa e para uma lasanha.
Mistura de carnes de porco, de vaca, e chouriço, picada no talho, a pedido (só com uma passagem pela máquina). No Tacho: azeite, cenoura em bocados pequenos, cebola e alho picados, folha de louro (sem a nervura do meio) e deixar refogar só até a cebola ficar translúcida. Juntar a carne picada e mexer bem. temperar com sal (pouco), um pouco de tempero picante (caseirinho, já postado no conversaqui), e ir mexendo. Passados poucos minutos adicionar polpa de tomate e um pouco de vinho branco, e ir mexendo sempre. Vinte minutos depois está pronta a consumir.

-sopa com pescada, para a bebé (11 meses). Cozi uma posta de pescada chilena, que retirei da água da cozedura, na qual deitei um pouco de todos os ingredientes que constam na receita acima de sopa de espinafres e levei a cozer. Retirei a pele e as espinhas ao peixe e este seguiu para junto do resto. Quando estava tudo cozido...dança da varinha mágica. Deixei ferver novamente e sopa pronta.

Ah! cozi ainda umas peras e maçãs que estavam mesmo a precisar de ser consumidas. Foi só descascar, partir aos bocadinhos, retirar um ou outro bocado já tocado e levar ao lume no mínimo, com um pouco de água. Em pouco tempo estavam prontinhas a ser reduzidas a puré, que deixei ferver mais um pouco.


bjs

ervilhas com carne de porco

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Vivam:
Vou deixar-vos aqui a receita que confeccionei hoje, em quantidade que irá dar para 4 refeições de duas pessoas. Uma das porções será o jantar de hoje, cá em casa, as outras serão congeladas, nas caixinhas de plástico onde estão já a arrefecer.
Utilizei: tiras de barriga de porco, que estavam congeladas. Pu-las a descongelar com um pouco de sal por cima. Cortei-as aos bocadinhos, cozi-as e retirei-as da água da cozedura, que reservei. Noutro tacho pus as ervilhas (congeladas) em água a ferver, com um chouriço de Barrancos (é tão bom!), um raminho de salsa e umas folhas de hortelã. Após a cozedura, escorri-as, reservando a água onde cozeram e cortei o chouriço às rodelas. Entretanto já tinha refogado ligeiramente num pouco de azeite, cebola, alho e a folhinha de loureiro da praxe (sem a nervura do meio). Deitei neste refogado os bocadinhos da carne de porco e as rodelas de chouriço, e, com o lume do mínimo, deixei estagiar durante algum tempo, mexendo de vez em quando. Depois adicionei as ervilhas e um pouco das águas onde cozeram a carne e as ditas. Chegou a vez de temperar com sal e um pouco de tempero picante, seguidos de um cálice de vinho do Porto. salpiquei com salsa picada e umas folhinhas de hortelã (que aroma!), mexi cuidadosamente, deixei levantar fervura e baixei o lume para o mínimo. E eis que o cozinhado está feito...e pronto a consumir. Caso apeteça, nessa altura farei umas "covinhas" no meio das ervilhas, nas quais deitarei uns ovos a escalfar.
Gostaram? não?...comentem!


bjs

salada de massa tipo macarronete

terça-feira, 20 de abril de 2010

Vivam!


Vou deixar aqui o modo como preparei, para o jantar, uma salada de massa tipo macarronete, já que a temperatura que se fez sentir hoje convidava a uma refeição desse género.


Então vamos lá aos factos:


Num tacho com água a ferver e sal (pouco) deitei a massa e um fio de azeite. Fui mexendo, para ficar soltinha, e, passados 10 minutos, escorri-a e deitei-a numa taça.
Hoje servi a salada morna, de maneira que, quando a massa tinha arrefecido o suficiente, juntei-lhe ananás,  cortado aos pedacinhos, cogumelos laminados, milho, espargos brancos, cortados aos pedaços, (estes ingredientes todos enlatados) e tomate às rodelas. Por fim adicionei queijo de cabra cortado aos cubos pequenos. Mexi com jeitinho e eis que a minha salada ficou pronta para ir para a mesa.
Tanto eu como o marido gostamos de poucos ou nenhuns (no caso) molhos, de maneira que foi comida assim. Quando há mais comensais ponho uma tacinha com maionese à parte, para se servirem. É evidente que os ingredientes da salada vão variando, conforme a inspiração...e o que tenho cá em casa!


bjs

cataplana de peixe

Vivam!

Este tema já tinha sido falado no meu blogue "conversaqui", mas resolvi trazê-lo para este cantinho.
Para quem não tem panela própria para cataplanas, posso garantir, por experiência própria, que, se adquirirem uma, estão a fazer um bom investimento para a vossa cozinha.

Vamos então à cataplana de peixe, cozinhada ontem, para duas pessoas:

Deitei na panela: azeite (q.b.), cebola e alhos, cortados às rodelas, folha de loureiro (não esqueçam de tirar sempre a nervura do meio), raminho de salsa, sal,  tempero picante (no "conversaqui" já postei a receita do que uso,), pimento cortado às tiras e tomate, neste caso de lata, cortado aos pedaços. O peixe usado desta vez foi: um lombinho de salmão, uma asa de raia e dois lombinhos de pescada . Reguei com uma cerveja mini e fechei a panela. Levei ao lume no máximo e passados minutos baixei para o mínimo.

Fácil, não é?

Acompanhei com batatinhas a murro e salada de várias alfaces.
As batatinhas a murro, são das pequenas, com a casca, bem lavadas que vão ao microondas, na potência máxima, durante 10 a 15 minutos.

Nas cataplanas de peixe gosto sempre de juntar uma mãozinha de ameijoas ou de camarões, mas desta vez não pus.

Agora falta a confissão final: ontem esta cataplana que tinha tudo para ficar divinal...ficou esquecida tempo demais no lume! os peixes ficaram encolhidinhos e "caramelizados" e não sei se por isso sabia um pouco a salgado.
Uma lição que recebi e transmito: ter sempre cuidado quando estiver a cozinhar, não esquecer a panela ao lume...


bjs

Bem vindos!

Bem vindos!


Aqui estou eu, prontinha para falar sobre culinária, tema tão do meu agrado e de muitos de vós!
Resolvi criar este cantinho só para os nossos cozinhados e espero que gostem de o visitar...e comentar, claro!
Ainda não irei postar fotos, mas brevemente o farei; estou certa de que ajudarão a perceber certos pormenores, que, como em tudo nesta vida, são muito importantes...lá diz o velho ditado, muito sabiamente, que "o diabo mora nos detalhes" e é bem verdade!
Quero também avisar-vos de que não sou nenhuma perita na matéria, nem nada que se pareça; o que faço e o que sei é o que tenho aprendido no meu dia a dia, certo?
Qualquer receita de culinária, por simples que seja (eu não costumo cozinhar nada muito elaborado), tem se ser confeccionada com carinho para que o resultado final seja positivo.
Cozinhar para outras pessoas, família ou não, é dar um pouco de nós a essas pessoas, e eu confesso que adoro fazê-lo!






bjs

culinaria da libania Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino