suspiros

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Num post anterior, deixei-vos uma receita de leite creme. Hoje vou postar a receita de suspiros, que faço, para aproveitar as claras dos ovos utilizados no leite creme, as quais, por vezes, congelo, usando-as noutra ocasião.

Junta-se uma pitada de sal às claras, e batem-se em castelo bem firme, envolvendo-as, de seguida, em açúcar amarelo (100 grs por clara), utilizando colher de pau, e mexendo, cuidadosamente, sempre no mesmo sentido, vertendo depois o preparado em forminhas de papel, que se levam ao forno, previamente aquecido, a 180º, cerca de meia hora.



licor de laranja


As cascas das laranjas, cujo sumo foi utilizado na confecção do doce de abóbora, referido no post anterior,  foram bem lavadas e secas, com pano de cozinha, de algodão, sendo, de seguida, metidas num frasco grande, e regadas com 3/4 l de aguardente, levando também açúcar, (a olho). Vão ficar assim 2 a 3 meses, e o frasco vai ser sacudido de vez em quando, e guardado em lugar escuro, (num armário da cozinha). Pouco a pouco, a aguardente, (caseira), vai tingir-se com a côr das cascas, e ficar mais encorpada. Prova-se, daqui por umas semanas, e, caso precise de mais doce, acrescenta-se um pouco de açúcar. Quando estiver "no ponto", filtra-se para uma garrafa de licor.
Garanto-vos que fica bom, convém é utilizar aguardente boa, de preferência caseira, e aqui tenho de deixar um agradecimento aos meus amigos de São Pedro do Sul.

doce de abóbora







Vou deixar-vos aqui a receita que confeccionei, de doce de abóbora. O marido gosta dos doces com pouco açúcar, de modo que costumo "roubar" à quantidade deste ingrediente.

Ingredientes:

2,5 Kg de abóbora menina (polpa côr de laranja)
1 Kg açúcar amarelo
sumo de 3 laranjas
3 paus de canela
miolo de noz (q.b.)

Preparação:

Tirei a casca, as sementes e "as tripas" da abóbora, e cortei-a em cubos pequenos, que deitei na panela, colocando de seguida o açúcar, o sumo das laranjas e os paus de canela. Tapei e levei a lume forte, durante 10 minutos, baixando depois para lume médio, mexendo, com colher de pau, de vez em quando, durante cerca de uma hora, desligando então o lume, juntando o miolo de noz, tornando a mexer bem, para ficar ficar bem misturado. Depois de arrefecido, retirei os paus de canela, e deitei em frascos, que tinham estado numa panela, com água fervente, e depois postos a escorrer, sendo limpos, com um pano de cozinha, de algodão, depois de frios.
A abóbora reduz muito, depois de cozida, de maneira que sobraram frascos...

Cá em casa, este doce serve-se acompanhado de requeijão, ou queijo fresco, uso importado da zona da Serra da Estrela.

leite creme

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

leite creme

Vou deixar-vos a receita que costumo fazer, de leite creme, e que ainda ontem confeccionei, em casa dos pais.

Ingredientes:

1 litro de leite, gordo
6 gemas de ovos
10 colheres, de sopa, rasas, de farinha
açúcar (q.b.)
casca de limão
1 pau de canela
canela em pó

Preparação:

Deitam-se, num tacho grande, o leite, as gemas de ovos, a farinha, (eu costumo usar Branca de Neve), e açúcar, o qual ponho "a olho", mexendo, de seguida, com a varinha mágica. Nessa altura, prova-se, para ver se necessita de mais açúcar, (na nossa casa, tenta-se sempre não adoçar muito). Junta-se então a casca do limão, que pode ser substituída por casca de laranja, e o pau de canela, levando-se a lume brando, mexendo sempre, no mesmo sentido, com uma colher de pau, até levantar fervura, continuando-se a mexer durante mais 3 minutos, desligando então o fogão. Retira-se a casca de limão e o pau de canela e deita-se na travessa. Na altura de servir, polvilha-se com canela, ou, se preferirem, cobrem com açúcar e queimam, o que faço, por vezes, com uma pá eléctrica, própria para o efeito.

Como já vos tenho dito, vou variando o modo de preparar as minhas receitas. Esta, de leite creme, é a mais simples. Noutra altura deixarei outras versões, cuja base é esta receita, e que são interessantes para apresentar uma sobremesa diferente!

Bom apetite!

dica - legumes, para congelar

domingo, 14 de novembro de 2010

Estas três fotos são de  metade dos legumes que preparei hoje, para congelar. Em cima temos grelos e dos lados, couves. Foram escolhidos, passados por várias águas, mergulhados depois em água com vinagre, durante 3 minutos e passados novamente por água. Depois, foram cortados de acordo com o uso que irão ter, e postos a escorrer. Antes de serem metidos nos sacos de congelação, sequei-os com um pano de cozinha, de algodão. A outra metade dos ditos ficou na casa dos pais.

Obrigada tia, pela oferta!

Bons cozinhados!

dica, para congelar peixe

dica, para congelar peixe

Vou-vos deixar aqui uma dica, que aprendi com o peixeiro que, ultimamente, me tem fornecido o peixe, e que dá bom resultado:

O peixe fresco, que vai ser congelado, deve passar por um recipiente com água fria, na qual se deitou um bom punhado de sal.

Bons cozinhados!

caldeirada de peixe (corvina, salmonetes e sargo)

Não pude tirar foto da caldeirada de peixe que preparei hoje na casa dos pais, mas ficou boa!
Eis a receita: 

caldeirada de peixe (5 pessoas)

Ingredientes:

4 postas de corvina (médias)
3 salmonetes (médios)
2 sargos (pequenos)
2 cebolas (médias)
4 dentes de alho
1 molho de salsa
2 tomates maduros (grandes)
1 pitada de açúcar
2 tiras de pimento
sal (q.b.)
1 cerveja mini
1 copo de água (pequeno)
7 batatas médias

Preparação:

Cobri o fundo de um tacho grande com azeite, deitando-lhe as cebolas e os alhos, descascados e cortados às rodelas, seguindo-se os tomates, pelados e desfeitos aos bocados, com as mãos, a pitada de açúcar, as tiras de pimento, o molho de salsa, o sal, as batatas, descascadas e cortadas em rodelas não muito grossas e o peixe (os salmonetes e os sargos foram cortados ao meio). Reguei com a cerveja e a água, levei a lume forte até levantar fervura, baixando então para o mínimo, sacudindo o tacho de vez em quando, até as batatas estarem bem cozidas (cerca de 25 m). 

Dado que dois dos comensais eram pessoas de idade, não pus folha de loureiro, nem picante. 

Bom apetite!

caldeirada de raia

terça-feira, 9 de novembro de 2010

(Não tirei fotos, por esquecimento!)

Hoje confeccionei uma caldeirada de raia, a qual apreciamos muito cá em casa.

Ingredientes: (3 pessoas)

3 postas de raia (grandes)
4 batatas (grandes)
2 tomates maduros (grandes)
2 pedaços de pimento vermelho
2 pedaços de pimento verde
1 molho de salsa
1 folha de louro
1 cebola (grande)
4 dentes de alho
azeite (q.b,)
sal (q.b.)
picante (q.b.)
1 cerveja mini

Preparação:

Cobri o fundo de um tacho com azeite, deitei-lhe a folha de louro (não esqueçam de retirar a nervura do meio), a cebola e os alhos, descascados e cortados às rodelas, os tomates pelados e partidos com as mãos, os bocados de pimento, a salsa, esfarelada com as mãos, sal (q.b.), umas gotinhas de picante, as batatas, descascadas e cortadas às rodelas e as postas de raia. Utilizei raia congelada, sem a pele, que é vendida no super-mercado, em postas embaladas individualmente. Deixei-a descongelar com um pouco de sal por cima de cada posta. Por fim reguei com a cerveja e levei ao lume forte, até ferver, baixando então para o mínimo, deixando cozer 30 m.

Bom apetite!

Organização, ao cozinhar

domingo, 7 de novembro de 2010

Organização, ao cozinhar

Resolvi dedicar este post a um tema, que penso ser do interesse de quem cozinha,  que é sobre a organização que, bem gerida, nos faz poupar muito tempo, (e não só), na confecção das nossas receitas.

Eu tenho um método, com o qual me dou muito bem, que é o seguinte:

Antes de iniciar qualquer preparação culinária, tiro, dos armários e das gavetas, todos os utensílios de que vou precisar. Num pratinho, ao lado do fogão, coloco a colher e o garfo de serviço, assim como a espátula, se for caso disso. A tábua e a faca, se forem necessárias, os temperos (sal, azeite, etc.), e demais  ingredientes. Os que estiverem no frigorífico, tento retirá-los todos de uma só vez, (quantas menos vezes se abrir a porta do dito, menos electricidade se gasta)! Coloco também um ou dois recipientes, na banca da cozinha, que receberão os desperdícios, (cascas, etc.). Tento fazer um pouco de compostagem doméstica, aproveitando as cascas de ovos e as borras de café, para misturar na terra do meu canteiro. Quanto às cascas de batatas e de outros legumes, vão para casa de uma amiga que tem galinhas.

Resumindo:

É só fazer um apanhado do que se vai usar, e colocar tudo à mão...claro que, muitas vezes, sinto que a banca da cozinha precisava do dobro do tamanho!

Bons cozinhados!


quiche de atum, cogumelos e cenoura

quiche de atum, cogumelos e cenoura

As quiches, ou tartes, como lhe queiram chamar, são muito versáteis, podendo levar, além dos ingredientes obrigatórios, que são: massa folhada ou quebrada, natas, ovos e queijo ralado, qualquer outro de que gostemos, prestando-se ainda para aproveitamento de sobras. No caso, utilizei:

1 rolo de massa quebrada, fresca, (comprada num supermercado)
200 grs de natas
100 grs de queijo ralado (uma mistura de 4 queijos)
1 cenoura cozida
2 latas de atum
100 grs de cogumelos frescos, laminados
1 molho de salsa


Preparação:

Forrei uma tarteira com a massa quebrada, sem retirar o papel vegetal e piquei a massa com um garfo. Cortei a cenoura, que tinha sobrado de outro cozinhado, aos pedacinhos e coloquei-a no fundo da massa. Numa frigideira anti-aderente, deitei uma porção individual de manteiga de alho, levei a lume brando, e juntei-lhe os cogumelos, previamente lavados e secos, mexendo, de vez em quando, até ficarem macios. Nessa altura, adicionei-lhes o atum, bem escorrido, de duas latas, e mexi, para envolver ambos os ingredientes, a que acrescentei um pequeno molho de salsa, esfarelada com as mãos. Verti este preparado por cima da cenoura. Entretanto, tinha batido os ovos, inteiros, com as natas, temperando com um pouco de sal fino, que deitei na tarteira, a qual foi para o forno, previamente aquecido, a 180º, durante 10 m, ao fim dos quais a retirei, para espalhar o queijo por cima, levando novamente ao forno, mais 20 m. Ficou douradinha, pronta a ser consumida, acompanhada de uma salada. Desta vez, foi feita de véspera, por uma questão de logística, e comida no dia seguinte, sendo que certas pessoas preferem-na fria, como eu, e outras aquecem no micro-ondas.

Bom apetite!

culinaria da libania Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino