Vivam!
Vou deixar-vos aqui a receita de congro estufado, que fiz recentemente, e, como sempre, variei alguns pormenores das receitas anteriores do mesmo peixe.
Já todos sabemos que o congro é um peixe algo traiçoeiro com as espinhas, mas tem um sabor muito delicado. Eu tento comprar sempre postas do meio para cima, onde é preciso menos cuidado com as ditas.
Ingredientes:
postas de congro (ou safio)
1 cebola
3 dentes de alho
uma lata de tomate, de conserva
1 pimento
1 folha de loureiro
1 copo de vinho branco
ervilhas
cenouras
sal (q.b.)
pimenta (q.b.)
1 raminho de poejos
Preparação:
lavam-se muito bem as postas do peixe, retirando os restos de sangue (que fica negro) .
Num tacho refogam-se a cebola e o alho, cortados às rodas, juntando-se a folha de louro, a que se tira a nervura do meio, o tomate, cortado aos pedacinhos e o pimento em tiras. Vai-se mexendo, para não pegar e colocam-se as postas de peixe, temperadas com sal e pimenta. Entretanto cozeram-se as ervilhas e as cenouras cortadas às rodelas, num tachinho à parte, com água e sal, as quais se juntam ao peixe assim como um pouco da água da cozedura, acrescentando-se o vinho e o raminho de poejos. Deixa-se levantar fervura, rectificam-se os temperos, baixa-se o lume para o mínimo e, com cuidado, vai-se sacudindo o tacho para que todos os elementos se envolvam.
Em 10 minutos está o peixe pronto a servir.
Este foi acompanhado de cuscus, preparados só com água, sal e um pouco de manteiga.
A respeito de quantidades, confesso que tenho dificuldade, por vezes, em dizer, porque faço muitas receitas "a olho",e, ultimamente, habituei-me a fazer quantidades que sirvam para mais do que uma refeição. Penso que se economiza tempo...e dinheiro, o que cada vez mais se torna importante, né?
Bom apetite!
Há 10 anos
0 comentários:
Enviar um comentário