Omolete de cogumelos e espargos

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Vivam!
Vou deixar-vos uma das minhas receitas de Omeletes, no caso, com cogumelos e espargos.


Ingredientes:


2 ovos por comensal
cogumelos frescos
espargos frescos
sal e pimenta (q.b.)
um pouco de leite
manteiga de alho (q.b.)
coentros picados


Preparação:

Na frigideira anti-aderente deita-se a manteiga de alho, na qual se refogam, com o lume no mínimo, os cogumelos e os espargos, previamente lavados, secos e cortados aos bocados. Vai-se mexendo de vez em quando até os legumes estarem macios. Entretanto partiram-se os ovos, que se bateram com um pouco de leite e os coentros picados, temperando então com sal e pimenta (q.b.). A quantidade cá em casa, destes últimos temperos é sempre pouca.
Vertem-se os ovos para cima dos vegetais, e, com o lume sempre no mínimo vai-se deixando fritar lentamente, virando-se com a ajuda de uma espátula e de um garfo de cabo comprido, retirando-se quando os ovos estiverem mais ou menos fritos, conforme o gosto do pessoal.

Desta vez usei espargos frescos porque encontrei uns molhinhos muito em conta, porque o mais usual é usar dos de conserva, que são mais baratos e também "funcionam". Quanto aos cogumelos também uso muitas vezes dos de conserva. A respeito dos coentros, são muitas vezes substituídos por salsa ou cebolinho. Nunca faço igual; gosto de ir variando e às vezes o resultado das minhas experiências não sai muito famoso, mas noutras ocasiões fica óptimo!

A função do leite é conceder uma textura mais cremosa à nossa omelete.
Os ovos devem de ser partidos um de cada vez, para uma pequena taça, para prevenir qualquer imprevisto (pode algum não estar em condições, por vezes acontece), e só depois se vão transferido para a taça maior onde vão ser batidos, certo?

Por norma o acompanhamento deste prato é uma salada com alface, tomate, milho, cenoura ralada...ou uma mistura de bróculos, couve flor e cenoura, cozidos. Por vezes também uso beterraba...

Bom fim de semana

bjs

1 comentários:

Anónimo disse...

Certo.
Bom fim de semana.
Bj.

culinaria da libania Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino