favas cozidas, para acompanhamento de peixe frito ou grelhado

terça-feira, 25 de maio de 2010

Vivam!

Vou deixar-vos aqui a minha receita de favas cozidas, para acompanhamento de peixe frito ou grelhado. Afinal estamos no tempo delas!

É muito simples de confeccionar:
Cozem-se as favas, descascadas, sem tirar a pele, em água e sal, com um molhinho de hortelã (as favas casam muito bem com a hortelã); escorrem-se muito bem e podem utilizar-se acabadas de cozinhar, ou deixarem-se arrefecer. À parte faz-se um molho com azeite, vinagre, colorau, alho, cebola e salsa (ou coentros) picados. Regam-se as favas com esse molho e estão prontinhas a servir!

Como já referi noutros posts, fora da época das favas, utilizo das congeladas, que, não ficando tão boas, também "funcionam"!

Bom apetite!

salada de grão de bico com sardinhas de conserva

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Vivam!

Vou deixar-vos hoje uma receita, que foi muito bem recebida cá em casa, simples de confeccionar - salada de grão de bico com sardinhas de conserva.

Ingredientes:

Grão de bico
sardinhas de conserva
ovos
sal
azeite
vinagre
cebolinho
tomates
cebola

Preparação:

Coze-se o grão de bico, previamente demolhado, temperando de sal já no fim da cozedura, e escorre-se. Eu cozi em quantidade, na panela de pressão, para congelar em doses; também podem usar do de conserva.
Cozem-se os ovos e cortam-se aos gomos.
Os tomates lavam-se muito bem e cortam-se às rodelas.
A cebola descasca-se e corta-se também às rodelas.
Abrem-se as latas das sardinhas e escorrem-se as mesmas.
Numa Taça misturam-se os ingredientes, cuidadosamente, salpicando com o cebolinho picado.

Servi esta salada fria, (que costumo fazer com bacalhau demolhado, cru e desfiado, e desta vez substituí-o pelas sardinhas), sem temperar e levei azeite e vinagre para a mesa.


Bom apetite!

massa com bacalhau

domingo, 23 de maio de 2010

Vivam!

Vou deixar-vos aqui neste cantinho dedicado à culinária do dia a dia, uma das versões da receita, bem simples, que faço de vez em quando, variando sempre um ou outro pormenor - massa com bacalhau.

Ingredientes:

massa, tipo macarronete
bacalhau demolhado
cenouras
ervilhas
azeite
cebola
alho
tomate
sal
folha de louro
1 molho de coentros

Preparação:

coze-se o bacalhau, deixando-o ficar rijinho, escorre-se, reservando-se a água onde cozeu, e lasca-se, retirando a pele e as espinhas.
Faz-se um estrugido levezinho com o azeite, a cebola e os alhos picados, a folha de louro (não esquecer de retirar a nervura do meio) e o tomate cortado aos pedacinhos. Deita-se a água onde cozeu o bacalhau, deixa-se levantar fervura e adicionam-se as cenouras, cortadas às rodelas finas, as ervilhas  e,  poucos minutos depois, a massa. Passados 5 minutos juntam-se o bacalhau e os coentros picados, mexe-se, rectifica-se o sal e após mais 5 minutos está pronto a servir.

Os coentros podem ser substituídos por salsa ou por poejos. Da última vez que confeccionei esta receita utilizei ervilhas de quebrar e "funcionaram" bem no conjunto!

Acompanha com salada mista ou legumes cozidos (cá em casa gostamos muito de bróculos e couve-flor, que costumo comprar congelados).


Bom apetite!

congro estufado com cenouras e ervilhas

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Vivam!


Vou deixar-vos aqui a receita de congro estufado, que fiz recentemente, e, como sempre, variei alguns pormenores das receitas anteriores do mesmo peixe.


Já todos sabemos que o congro é um peixe algo traiçoeiro com as espinhas, mas tem um sabor muito delicado. Eu tento comprar sempre postas do meio para cima, onde é preciso menos cuidado com as ditas.


Ingredientes:
postas de congro (ou safio)
1 cebola
3 dentes de alho
uma lata de tomate, de conserva
1 pimento
1 folha de loureiro
1 copo de vinho branco
ervilhas
cenouras
sal (q.b.)
pimenta (q.b.)
1 raminho de poejos

Preparação:

lavam-se muito bem as postas do peixe, retirando os restos de sangue (que fica negro) .
Num tacho refogam-se a cebola e o alho, cortados às rodas, juntando-se a folha de louro, a que se tira a nervura do meio, o tomate, cortado aos pedacinhos e o pimento em tiras. Vai-se mexendo, para não pegar e colocam-se as postas de peixe, temperadas com sal e pimenta. Entretanto cozeram-se as ervilhas e as cenouras cortadas às rodelas, num tachinho à parte, com água e sal, as quais se juntam ao peixe assim como um pouco da água da cozedura, acrescentando-se o vinho e o raminho de poejos. Deixa-se levantar fervura, rectificam-se os temperos, baixa-se o lume para o mínimo e, com cuidado, vai-se sacudindo o tacho para que todos os elementos se envolvam.
Em 10 minutos está o peixe pronto a servir.

Este foi acompanhado de cuscus, preparados só com água, sal e um pouco de manteiga.

A respeito de quantidades, confesso que tenho dificuldade, por vezes, em dizer, porque faço muitas receitas "a olho",e, ultimamente, habituei-me a fazer quantidades que sirvam para mais do que uma refeição. Penso que se economiza tempo...e dinheiro, o que cada vez mais se torna importante, né?

Bom apetite!

Salada da Massa Primaveril

terça-feira, 18 de maio de 2010

Vivam!
Venho deixar-vos mais uma das minhas versões de salada de massa, que sabe bem agora que o calor aperta!

Ingredientes:

massa, tipo cotovelo
soja em grão, congelada
milho (de lata)
ovos
cenouras
cabeças de salmão
Alface

Preparação:

As cabeças de salmão cozem-se em água e sal, escorrem-se e, cuidadosamente, escolhem-se os bocadinhos de peixe, retirando todas as espinhas e pele. É um trabalho que requer paciência, mas que vale a pena, e pode ser efectuado na véspera. Reserva-se a água da cozedura, na qual se cozem os grãos de soja e  a massa de modo a que fique "al dente", escorrendo-se bem, de seguida. Cozem-se os ovos, descascam-se e cortam-se às rodelas. Descascam-se as cenouras e raspam-se. Lavam-se e secam-se as folhas de alface, com as quais se forra uma saladeira. Misturam-se os restantes ingredientes, com cuidado e deitam-se por cima da alface. Os temperos são servidos à parte (eu, por exemplo, não uso nenhum).

A sobremesa, desta vez, foram morangos, que eram tão docinhos que dispensaram açúcar.

Bom apetite!

arroz de favas

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Vivam!


Estamos na época deste legume, tão saudável (segundo os entendidos até faz bem à anemia, e embora o possamos utilizar todo o ano, na sua versão congelada, sabe bem utilizá-las agora, tão tenrinhas ainda!


Hoje vou postar neste nosso cantinho uma das versões da minha receita de arroz das ditas, que, por norma, acompanha com peixe frito.


Adoro descascar legumes, sejam favas, ervilhas ou outros e para confeccionar o arroz além de descascar as favas, tiro-lhes a pele. Faço isso em quantidade, porque depois aproveito para fazer sopa, tipo puré.


Vamos então à receita:


Ingredientes:


favas, arranjadas da maneira já descrita
azeite (q.b.)
cebola picada (q.b.)
alho picado (q.b.)
tomate cortados aos pedacinhos
1 raminho de hortelã, que pode ser substituído por coentros ou salsa.
arroz
o dobro do arroz em água, ou o quádruplo, consoante gostem do arroz sequinho ou malandrinho


Preparação:


cozo as favas, só em água, em quantidade que dê para o arroz e para a sopa
Faço um estrugido levezinho com o azeite, a cebola, o alho e o tomate, e quando estiver pronto deito a medida de arroz, mexo e deixo fritar um bocado. Adiciono então as favas com um pouco da água onde cozeram e completo com a água necessária. Junto o raminho de hortelã, mexo e quando levanta fervura tempero de sal e baixo o lume para o mínimo. Daí a 10 a 12 minutos temos o arroz prontinho.


Quanto à sopa, adiciono as favas, com a água da cozedura a uma base de sopa, que costumo ter sempre preparada, conforme já indiquei no outro blogue http://conversaqui.blogspot.com/.

Bom apetite!

Arroz de Marisco

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Vivam!


Aqui fica a minha receita de arroz de marisco, muito fácil de fazer e económica, porque utilizo uma mistura de marisco congelado. É o chamado arroz de marisco para o dia a dia. Em dias especiais já se confecciona um arroz mais "rico", nas espécies utilizadas, mas este que segue também fica bom.

Ingredientes:
mistura de mariscos
arroz
água (o dobro da quantidade de arroz, se gostarem dele sequinho, ou o quádruplo, caso o apreciem malandrinho)
cebola e alho picados
tomate cortado em pedacinhos
tiras de pimento
salsa, coentros ou poejos, picados
sal e pimenta (q.b.)

Preparação:
Se a mistura de mariscos tiver delícias do mar, retiram-se e deitam-se no tacho só na altura de servir o arroz.
Temos de ter em atenção que convém ser servido assim que estiver pronto.
E, após estes reparos, cá vai:
Deita-se o azeite, a cebola e o alho picados, no tacho e leva-se ao lume, mexendo, junta-se o tomate, mexe-se mais uma ou duas vezes, segue-se o pimento, mexe-se e quando o refogado estiver feito, adiciona-se o arroz, mexendo e passados 5 minutos, vai o marisco, que se mexe com cuidado. Chega a vez da água, tornando a mexer e tempera-se com o sal e a pimenta, juntando-se também a salsa. Quando levantar fervura, prova-se para ver se é preciso rectificar o tempero e põe-se o lume no mínimo. Passados 10 a 12 minutos está na hora de levar para a mesa!

Bom apetite!

Farófias

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Vivam!
Neste post vou deixar-vos a receita de um doce, muito simples de fazer, e do qual gostam cá em casa.
São as Farófias.

Ingredientes:
6 ovos
açúcar (q.b)
1 pitada de sal
1 litro de leite
2 paus de canela
casca de um limão ou de uma laranja
canela em pó

Preparação:
Partem-se os ovos, separando as claras das gemas. Batem-se as claras em castelo, com 1 pitada de sal e duas colheres (sopa) de açúcar). As gemas batem-se à parte, sozinhas.
Num tacho leva-se o leite a ferver com os paus de canela, a casca do limão e um pouco de açúcar (a gosto), mexendo bem. Quando ferver, retira-se do lume, e, com uma espátula retira-se a película que se forma à superfície e a casca de laranja, assim como os paus de canela. Leva-se novamente ao lume e deitam-se colheradas das claras batidas em castelo, quando o leite subir, baixa-se o lume para o mínimo, viram-se os bocados das claras, levanta-se  o lume, e quando o leite subir novamente, baixa-se o lume para o mínimo, retirando-se as claras, entretanto cozidas dos dois lados, para uma taça funda, tornando-se a repetir esse processo até estarem todas as claras cozidas. Deixa-se arrefecer o leite, prova-se  para ver se precisa de mais açúcar e misturam-se bem as gemas batidas, levando ao lume, mexendo sempre, sem deixar ferver. Deita-se então este preparado por cima das claras. Quando tiver arrefecido guarda-se a taça no frigorífico, até ao momento de se servir, altura em que se polvilha com canela em pó.


bom apetite!

Caldo Verde

Vivam!

Vou deixar-vos aqui a receita de caldo verde, que fiz hoje na casa da filha mais velha, porque tanto ela como o genro apreciam esta sopa.

Ingredientes:
couves cortadas para caldo verde
um bocado de paio
batatas
1 cebola
2 dentes de alho
água
azeite e sal (q.b.)

Preparação:
cozem-se as batatas, descascadas e cortadas aos bocados, a cebola e os dentes de alho, juntamente com o paio, e quando estiverem cozidas, retira-se o paio, e reduzem-se a puré com a varinha mágica. Vê-se se é preciso adicionar mais água, conforme se goste da sopa mais ou menos consistente, deixa-se levantar fervura, junta-se o sal e deitam-se as couves, previamente escaldadas. Mexe-se bem e passados poucos minutos deita-se o azeite, torna-se a mexer, ferve mais um pouco e está pronto.

Não fica tão bom como um que comi em Boticas, na casa de uns amigos, confeccionado em panela de ferro, sobre brasas, mas lá diz o velho ditado "quem não tem cão caça como gato", certo?


bom apetite!

canja de galinha

terça-feira, 11 de maio de 2010

Vivam!

Vou postar aqui a minha receita de canja de galinha, que hoje confeccionei, a pedido de uma das filhotas.

Ingredientes:

galinha
massa tipo pevide
uma cebola
uns pés de salsa

Preparação:

Cozo a galinha, partida aos bocados, e com a pele retirada, na panela de pressão, (deixando de fora o fígado e os ovinhos), juntamente com a cebola inteira descascada, a que dou um golpe em cruz numa das extremidades para não se desfazer.
Depois da carne cozida, retiro da água da cozedura, que reservo, e deixo arrefecer, esfiando então os bocados, com cuidado para retirar todos os ossos. A cebola, cuja função é a de absorver gordura, retira-se e deita-se fora.
Levo a água onde cozeu a galinha ao lume e, quando levanta fervura, deito-lhe o fígado e os ovinhos, a massa e a carne esfiada, assim como a salsa. 10 minutos depois desligo o lume e está pronta.
No meu prato, coloco sempre umas folhinhas de hortelã, antes de deitar a canja. Não ponho na panela porque as filhas não gostam do sabor.


Logo à noite fica o marido satisfeito quando souber que vai ter canja, da qual gosta muito e também vai ter direito a hortelã no prato!

bjs

chanfana de tripas (dobrada)

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Vivam!

Vou postar neste cantinho uma receita que funciona como entrada para uma refeição, diferente das entradas habituais, sendo que depois o prato principal terá que ser "levezinho"...

Ingredientes:
Tripas (dobrada)
vinho tinto, da Bairrada
azeite e banha (q.b.)
2 cabeças de alho
um molho de salsa
1 folha de louro
sal, pimenta e colorau

Preparação:
As tripas, ou dobrada, consoante a zona do País onde se encontrarem, deverão ser compradas num talho da vossa confiança (eu encomendo), e bem esfregadas com sal grosso e gomos de limão, passadas por várias águas, até ficarem bem limpinhas, retirando-se também alguma gordura que tenham. O essencial é que fiquem mesmo bem limpas. Cortam-se então em bocados pequenos e cobrem-se com o vinho, no qual se deita o azeite e a banha, as cabeças de alhos bem lavadas, sem descascar, a salsa, a folha de louro (sem a nervura principal), sal, pimenta e colorau (q.b). Este trabalho pode ser efectuado na véspera.
No dia deita-se tudo para a panela de pressão, vai ao lume e quando a válvula começar a girar baixa-se para o mínimo, deixando assim 1 hora.
Convém terem um tacho ou caçoila de barro preto, onde se deitam as tripas já cozinhadas e leva-se ao forno para aloirarem um pouco. Servem-se nesse recipiente e vão ver o brilharete que fazem. Parece que já estou a ouvir os vossos convidados a comentar: "realmente a comida cozinhada em barro preto fica bem melhor"! Eu já ouvi isso e só no final da refeição é que revelei a "batota" feita com a panela de pressão.
Deve-se acompanhar com fatias de pão tipo rústico.

bjs

ameijoas para o lanche

domingo, 9 de maio de 2010

Vivam!

Hoje vou deixar-vos uma receita de ameijoas, que costumo fazer por vezes, para aqueles  lanches de fim de semana, em que se recebem visitas de amigos, e, juntamente com os restantes petiscos, vai o tacho das ameijoas para a mesa...e fica sempre limpinho, no final!

Vamos entao ao modo de preparaçao super simples:

Ingredientes:
ameijoas, que estiveram durante umas horas cobertas de agua com um punhado de sal e um pouco de farinha, passando-se depois por agua limpa, ficando deste modo livres da areia
celola e alho picados
azeite (q.b.)
folha de loureiro, sem a nervura do meio
chouriço ou paio cortadinho as rodelas, a que se retira a pele
meio copo de vinho branco ou uma cerveja mini
sal e tempero picante (q.b.)
salsa ou coentros picados

Preparaçao:
Deita-se no tacho o azeite, a cebola, os alhos e a folha de louro e leva-se ao lume, mexendo de vez em quando, ate a cebola ficar translucida. Juntam-se as rodelas de chouriço e vai-se mexendo para que fritarem um pouco e largarem alguma da sua gordura que se vai misturando com o azeite. Deitam-se as ameijoas, sacode-de o tacho com jeitinho e verte-se o vinho, tornando-se a sacudir o tacho, que se tapa ate levantar fervura. Tempera-se entao com sal (pouco), umas gotinhas do tempero picante e a salsa picada. Sacode-se outra vez o tacho, e quando levantar fervura, baixa-se o lume para o minimo, deixando abrir as ameijoas. Passados poucos minutos fica pronto a ir para a mesa.

Convem acompanhar com pao tipo rustico, para quem puder e gostar de "rapar" o molho.

Gosto de ter sempre ameijoas na arca congeladora, porque servem para uma serie de preparaçoes culanarias, que hei-de ir postando neste cantinho. Ultimamente compro daquelas congeladas, brancas e pretas, as vietnamitas, porque sao mais acessiveis em termos de preço.


bjs

Omolete de cogumelos e espargos

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Vivam!
Vou deixar-vos uma das minhas receitas de Omeletes, no caso, com cogumelos e espargos.


Ingredientes:


2 ovos por comensal
cogumelos frescos
espargos frescos
sal e pimenta (q.b.)
um pouco de leite
manteiga de alho (q.b.)
coentros picados


Preparação:

Na frigideira anti-aderente deita-se a manteiga de alho, na qual se refogam, com o lume no mínimo, os cogumelos e os espargos, previamente lavados, secos e cortados aos bocados. Vai-se mexendo de vez em quando até os legumes estarem macios. Entretanto partiram-se os ovos, que se bateram com um pouco de leite e os coentros picados, temperando então com sal e pimenta (q.b.). A quantidade cá em casa, destes últimos temperos é sempre pouca.
Vertem-se os ovos para cima dos vegetais, e, com o lume sempre no mínimo vai-se deixando fritar lentamente, virando-se com a ajuda de uma espátula e de um garfo de cabo comprido, retirando-se quando os ovos estiverem mais ou menos fritos, conforme o gosto do pessoal.

Desta vez usei espargos frescos porque encontrei uns molhinhos muito em conta, porque o mais usual é usar dos de conserva, que são mais baratos e também "funcionam". Quanto aos cogumelos também uso muitas vezes dos de conserva. A respeito dos coentros, são muitas vezes substituídos por salsa ou cebolinho. Nunca faço igual; gosto de ir variando e às vezes o resultado das minhas experiências não sai muito famoso, mas noutras ocasiões fica óptimo!

A função do leite é conceder uma textura mais cremosa à nossa omelete.
Os ovos devem de ser partidos um de cada vez, para uma pequena taça, para prevenir qualquer imprevisto (pode algum não estar em condições, por vezes acontece), e só depois se vão transferido para a taça maior onde vão ser batidos, certo?

Por norma o acompanhamento deste prato é uma salada com alface, tomate, milho, cenoura ralada...ou uma mistura de bróculos, couve flor e cenoura, cozidos. Por vezes também uso beterraba...

Bom fim de semana

bjs

Açorda de bacalhau, com poejos

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Vivam!

Cá vai a minha receita de açorda de bacalhau, alentejana, com poejos, que, caso não arranjem, podem substituir por coentros ou até por salsa.

Ingredientes:
Pão tipo alentejano, da véspera, fatiado
postas de bacalhau
ovos
alhos, sal, azeite e coentros

Preparação:
Num almofariz pisam-se os alhos picadinhos juntamente com os poejos e o sal, até ficar uma massa homogénea que se deita numa taça funda, de pirex ou louça (se tiverem uma de barro vidrado é a ideal).
Deita-se o azeite e mexe-se, colocando-se por cima as fatias do pão.
Entretanto cozeram-se as postas de bacalhau, que se escorreram e reservaram, assim como a água da cozedura.

Retiram-se as espinhas e a pele ao bacalhau. Leva-se a água onde cozeu a ferver e deita-se por cima do pão, juntando-se o bacalhau. Tapa-se a taça e escalfa-se num tachinho à parte um ovo por pessoa, que se deita logo no prato de cada um. Taça para a mesa, destapa-se, aspira-se o aroma que os poejos e o alho pisado conferiram ao preparado e toca a servir.

Acompanha muito bem com um vinho branco...alentejano, claro!

Espero que apreciem.


bjs

ervas aromáticas-poejo

terça-feira, 4 de maio de 2010

Vivam!

Alguém que sabe como eu aprecio usar o poejo nos meus cozinhados de peixe, trouxe-me há bocado um raminho dessa erva aromática!

No Alentejo, terra dos meus pais, o poejo aparece nas margens dos riachos e encontra-se com muita facilidade. Já o tenho transplantado vários vezes e pega bem, mas a minha cadela devora-o, assim como os orégãos, de modo que só salsa e hortelã é que posso cultivar na minha pequenina selva, porque ela a essas não lhes toca!

O poejo liga bem com todos os pratos de peixe, incluindo o bacalhau; tem um aroma muito delicado e dizem que ajuda à digestão.

Um dia destes vou deixar-vos aqui a minha receita de açorda de bacalhau, à alentejana, que leva os ditos poejos. Podem ir procurando numa das grandes superfícies, porque já vai aparecendo, embora nem sempre, umas vezes em pequenos vasos e outras em raminhos, estes últimos enraízam, se colocados em água durante uns dias.
Há quem os seque para futuras utilizações, mas eu prefiro usá-los frescos.

Podem também ir arranjando pão tipo alentejano, que pode ter vários dias, e que também faz falta para a açorda.

bjs

caldeirada de bacalhau

Vivam!

Vou deixar-vos aqui a minha receita de Caldeirada de Bacalhau, nalguns locais chamada Bacalhau à Espanhola.

Ingredientes:

postas pequenas de bacalhau demolhado
batatas às rodelas
cebolas e alhos, às rodelas
tomate pelado, aos pedacinhos
tiras de pimento
azeite (q.b.)
sal (q.b)
tempero picante (q.b.)
folhinha de louro
molhinho de salsa
1 copo de vinho branco

Deitam-se no fundo do tacho o azeite, a cebola e os alhos, o louro, o molho de salsa, o tomate, o pimento, o sal, o tempero picante, depois as batatas e por fim o bacalhau. Rega-se com o vinho (ou cerveja), tapa-se o tacho e deixa-se levantar fervura, altura em que se baixa o lume para o mínimo. Vai-se sacudindo o tacho, de vez em quando, com cuidado. Quando as batatas estiverem macias desliga-se o lume e deixa-se repousar um pouco antes de servir.

É uma receita que podem fazer para duas refeições, porque, no dia seguinte, fica muito boa aquecida.


bjs

culinaria da libania Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino