ameijoas para o lanche

domingo, 9 de maio de 2010

Vivam!

Hoje vou deixar-vos uma receita de ameijoas, que costumo fazer por vezes, para aqueles  lanches de fim de semana, em que se recebem visitas de amigos, e, juntamente com os restantes petiscos, vai o tacho das ameijoas para a mesa...e fica sempre limpinho, no final!

Vamos entao ao modo de preparaçao super simples:

Ingredientes:
ameijoas, que estiveram durante umas horas cobertas de agua com um punhado de sal e um pouco de farinha, passando-se depois por agua limpa, ficando deste modo livres da areia
celola e alho picados
azeite (q.b.)
folha de loureiro, sem a nervura do meio
chouriço ou paio cortadinho as rodelas, a que se retira a pele
meio copo de vinho branco ou uma cerveja mini
sal e tempero picante (q.b.)
salsa ou coentros picados

Preparaçao:
Deita-se no tacho o azeite, a cebola, os alhos e a folha de louro e leva-se ao lume, mexendo de vez em quando, ate a cebola ficar translucida. Juntam-se as rodelas de chouriço e vai-se mexendo para que fritarem um pouco e largarem alguma da sua gordura que se vai misturando com o azeite. Deitam-se as ameijoas, sacode-de o tacho com jeitinho e verte-se o vinho, tornando-se a sacudir o tacho, que se tapa ate levantar fervura. Tempera-se entao com sal (pouco), umas gotinhas do tempero picante e a salsa picada. Sacode-se outra vez o tacho, e quando levantar fervura, baixa-se o lume para o minimo, deixando abrir as ameijoas. Passados poucos minutos fica pronto a ir para a mesa.

Convem acompanhar com pao tipo rustico, para quem puder e gostar de "rapar" o molho.

Gosto de ter sempre ameijoas na arca congeladora, porque servem para uma serie de preparaçoes culanarias, que hei-de ir postando neste cantinho. Ultimamente compro daquelas congeladas, brancas e pretas, as vietnamitas, porque sao mais acessiveis em termos de preço.


bjs

3 comentários:

Anónimo disse...

Desculpe Dª Libânia, que quantidade de farinha e para que serve ?
Gosto muito de ameijoas e vou tentar fazer.
Obrigada pela receita.
Boa semana.
Carla.

Libania Neves disse...

A farinha serve para ajudar a limpar as impurezas das ameijoas. È uma dica que sinceramente não sei como me veio parar às mãos. Na água que as cobre durante umas horas, coloca-se um punhado de sal e outro de farinha. Antes de as deitar no tacho, passam-se por água corrente, tá? Perdem toda a areia e ficam mais limpinhas.
Experimenta...e bom apetite!
Boa semana também para ti.
bj

Anónimo disse...

Já ía.
Até me fez crescer água na boca.
Adoro ameijoas.
Um xi

culinaria da libania Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino