arroz de salsichas

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Aqui fica  uma das minhas receitas de arroz de salsichas, bem fácil de confeccionar e do qual as crianças (e não só) costumam gostar.

Ingredientes (para 4 pessoas):

12 salsichas, tipo alemãs
200 grs. de ervilhas
4 cenouras
1 cebola
2 dentes de alho
2 copos de arroz
água q. b.
sal (q.b.)
azeite (q.b.)
1 molhinho de salsa

Preparação:

Descasco e corto as cenouras às rodelas fininhas e cozo-as, assim como as ervilhas, em água fervente com sal (pouco). Depois de cozidas, escorro-as e reservo a água da cozedura.
Pico a cebola e levo-a a amaciar no azeite, em lume médio, mexendo sempre, juntando-lhe o alho picado e tornando a mexer. Adiciono o arroz, que vou mexendo até ficar translúcido, altura em que o rego com o dobro da quantidade de água da cozedura dos legumes, mexo, rectifico o sal, tendo em atenção que as salsichas também contêm sal, e quando levanta fervura, baixo o lume para o mínimo, juntando-lhe 5 minutos depois as ervilhas e as cenouras, tornando a mexer e passados cinco minutos seguem-se as salsichas cortadas às rodelas e a salsa, "esfarelada" com os dedos, mexe-se novamente, para que todos os elementos fiquem envolvidos no arroz e dois minutos depois desliga-se o lume.

Acompanha muito bem com ovos mexidos (um por pessoa). Já sabem que os ovos se devem partir um de cada vez para uma tacinha à parte, para evitar que algum, menos fesco, estrague o conjunto. Vão-se passando para uma taça maior, na qual serão batidos com um pouco de natas ou de leite e sal (pouco), passando depois para a frigideira anti-aderente, previamente aquecida, na qual se deita um fio de azeite, mexendo-se então até estarem "no ponto".

Claro que uma saladinha não deverá faltar, nem que seja só de alface ou de tomate!


Bom apetite!

0 comentários:

culinaria da libania Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino