cataplana de ameijoas e camarão

terça-feira, 8 de junho de 2010

Hoje a receita vai ser a de uma cataplana  de ameijoas e camarão, que sai sempre "comestível" e é agradável para um convívio ou até só para nós!

Ingredientes (para 4 pessoas)

1 Kg de ameijoas
1/5 Kg de camarões
2 cebolas
4 dentes de alho
pimento (q.b.)
1 cerveja-mini
1 molho de coentros
azeite (q.b.)
sal (q.b.)
pimenta (q.b.)

Preparação:

Deita-se o azeite, o sal (pouco) a pimenta, as cebolas e o alho descascados e laminados, o pimento (eu usei cerca de metade de um vermelho e outro tanto de outro verde, que tenho congelados, partidos aos bocados, no fundo da panela de cataplana. As ameijoas, que por norma, e por serem mais acessíveis, compro congeladas, da variedade vietnamitas, (são brancas com uma mancha preta), e há em todos os super-mercados, têm de estar umas horas em água com sal e um pouco de farinha, e, depois desse estágio, deverão ser passadas por água limpa, e, só então se adicionam aos outros ingredientes, colocando por cima os camarões. Para finalizar, rega-se com a cerveja e salpica-se com os coentros "esfarelados" à mão, caso sejam dos frescos, como hoje. Tapa-se então a panela, que se põe ao lume e, quando se ouvir o borbulhar da fervura, baixa-se o lume para o mínimo contam-se 15 a 20 minutos. Ao destapar há que ter cuidado com o vapor, porque queima mesmo!

Acompanhei apenas com pão de mistura, fatiado. Claro que tinha servido primeiro a sopa...

A rematar a refeição seguiu-se uma salada de frutas.

Bom apetite!

4 comentários:

sheeba disse...

Qual a razão para demolhar ameijoas vietnamitas congeladas(mortas á meses ou anos)em agua e farinha? Ainda há ameijoas portuguesas frescas e vivas no mercado nacional.Parem de inventar asneiras e tenham uma alimentação saudavel.
A.Marcos

Libania Neves disse...

Respondendo ao contundente comentário que antecede, tenho a dizer que utilizo o tipo de ameijoa em enfoque, devido à relação "qualidade-preço", e nunca senti qualquer cheiro ou sabor menos agradáveis, pelo que não creio que as ditas estejam mortas Há anos; se fosse por esse caminho não comprava nada congelado...
Considero que cozinho de forma saudável e sem inventar asneiras, pese embora a entrada das malogradas ameijoas na minha cozinha; (na arca congeladora costumam morar sempre algumas).
A propósito da imersão em água com farinha, faço-o com todos os bivalves, frescos ou congelados, porque até estes últimos largam sempre areia e algumas impurezas. Bons cozinhados para todos vós...sem ofensas para ninguém!

Joana disse...

A. Marcos, todos temos a certeza que na sua cozinha apenas há alimentos locais, ecológicos e simplesmente maravilhosos. Que bom para si.

Se o(a) senhor(a) fosse tão dedicado à aprendizagem da língua Portuguesa como é à escolha de ingredientes não Vietnamitas, não escreveria comentários pejados de erros. Fica a minha opinião, beijinho.

Susana Neves disse...

A. Marcos. Se há coisas que não entendo são os fanatismos e ânimos exaltados.

Tenha calma, que a vida são 2 dois dias.

Quanto ao comentário, só lhe posso garantir que foi dirigido a alguém que faz o que pode, dentro das suas possibilidades, para ajudar a economia portuguesa.

PS

Sou uma das maiores defensora do que é português.


Há muitas maneiras de defender o que é nosso.


Mas também compro ameijoas vietnamitas

culinaria da libania Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino