Sopas da semana

domingo, 6 de junho de 2010

Vou deixar aqui as receitas das sopas que vão ser consumidas  esta semana, cá em casa, cuja base acabei de fazer, e já está dividida por 3 caixas de plástico. Cada uma dará para dois dias, pelo que, duas delas, após arrefecerem, seguirão para a arca congeladora e a outra para o frigorífico.

Ingredientes da base:
1 Kg de batatas
2 cebolas (das novas)
3 dentes de alho
abóbora (uma porção das que tenho congeladas, cortada aos cubos)
1 Kg de cenouras
3 cabeças de nabo
1 naco de presunto
água (q.b.)

Ingredientes para adicionar à base:
azeite (q.b.)
sal(q.b)
couve coração
agrião
feijão verde (ou vagens)


Preparação da base:

Descascar os legumes, cortar aos bocados e deitar na panela com o presunto e a água que terá de ultrapassar um pouco a altura dos mesmos. No caso, utilizei panela de pressão e, após a válvula começar a girar, deixei cozer  20 minutos.10 minutos depois destapei a panela, retirei o presunto e reduzi os legumes a puré, com a varinha mágica. Ficou pronta, deste modo, a base para as sopas. 

A primeira porção levará couve coração, cujas folhas foram bem lavadas e "esfarrapadas" à mão, secas com um pano de cozinha, de algodão, e congeladas. Vou cozê-las em água fervente com azeite e sal (q.b.), e adicionar à base da sopa, mexendo bem e deixar ferver novamente.

À 2ª porção, que deixarei descongelar na devida altura, irão juntar-se agriões de dois molhinhos, cujas folhas escolhi e tratei  de igual modo que a couve coração. O agrião, não será cozido  à parte, já que coze em pouco tempo, sendo assim adicionado à base da sopa, depois de posta a ferver, com azeite e sal (q.b.).

A 3ª porção casará com feijão verde, cortado em juliana e processado da mesma maneira que a couve coração e o agrião. Penso dar-lhe uma fervura à parte..

(O presunto, depois de arrefecido, vai ser embrulhado em papel de alumínio e posto no frigorífico. Utilizarei  em sandes, omeletes, etc.).

Como já repararam, a hortaliça para a sopa (couve coração, agrião e feijão verde), encontra-se toda na arca congeladora. Só a compro, quando vejo que foi colhida recentemente, e, caso não a utilize de imediato, preparo-a do modo que vos indiquei. Também compro muitas vezes já congelada.

Temos assim as sopas da semana. Claro que a consistência das mesmas varia consoante o gosto do pessoal. Aqui em casa gostamos delas consistentes!

Bom apetite!

0 comentários:

culinaria da libania Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino