petingas de escabeche

terça-feira, 29 de junho de 2010

O marido adora petingas de escabeche, de maneira que estive a preparar-lhe umas, de surpresa, para o jantar dele, já que é o único que gosta desse prato.

Ingredientes:

250 grs de sardinhas pequeninas
6 dentes de alho
farinha de milho (q.b.)
azeite (q.b.)
vinagre (q.b.)
sal (q.b.)
salsa (q.b.)
1 folha de louro

Preparação:

Pedi na peixaria que me amanhassem as sardinhas, porque não tenho jeito algum para tirar as tripas aos peixes!
Lavei bem as petingas, para saírem todas as escamas e sequei-as com papel de cozinha. Temperei-as de sal, passei-as por farinha de milho e fritei-as em azeite. Costumo colocar a farinha e o peixe num saco de plástico, e sacudo o saco, com jeitinho. Depois é só retirar algum excesso de farinha que haja no peixe, sacudindo o mesmo. Aprendi esta dica há muito tempo e acho-a muito útil, porque evita que se suje a cozinha com salpicos de farinha (fica toda dentro do saco).
As sardinhas fritas vão para uma travessa funda e serão regadas com o molho, no qual ficam a estagiar, sendo servidas frias.
O molho prepara-se levando ao lume o azeite onde fritou o peixe, depois de coado, deitando-lhe os dentes de alho laminados, o louro, a salsa, um pouco de sal e finalmente uns golpes de vinagre. Mexe-se bem e deixa-se cozinhar uns minutinhos em lume brando. Às vezes é preciso acrescentar um pouco de azeite ao já utilizado. Quanto ao vinagre a quantidade depende do gosto de cada um. O molho deverá cobrir o peixe.


Bom apetite!

0 comentários:

culinaria da libania Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino