Grão de bico estufado com bacalhau

terça-feira, 15 de junho de 2010

A receita que vou postar hoje, recriei-a a partir das descrições do meu marido, porque era confeccionada pela minha sogra, que já não conheci - Grão de bico estufado com bacalhau

Ingredientes (para 2 pessoas)

duas postas de bacalhau
2 ovos
300 grs de grão de bico
1 cebola
tomate (q.b)
pimento (q.b.)
2 dentes de alho
1 molho de salsa
azeite (q.b.)

Preparação:

Escalda-se o bacalhau, previamente demolhado, em água fervente e escorre-se, reservando a água. Quando estiver arrefecido, lasca-se, rejeitando a pele e as espinhas.
O grão de bico, demolhado, coze-se em água temperada com sal.
Num tacho, deita-se o azeite e leva-se a cebola, cortada em meias luas fininhas, a amaciar, juntando-se o tomate, cortado aos pedacinhos e as tiras de pimento, que, para tornar o prato mais colorido, podemos usar de várias cores. Vai-se mexendo, para não agarrar´, e, quando o tomate estiver fritinho, adiciona-se o grão escorrido, mexe-se, para envolver todos os elementos, e, passados cinco minutos, junta-se o bacalhau, tornando a mexer.Rega-se com um pouco da água onde ferveu o bacalhau e com alguma onde cozeu o grão, mexe-se bem, salpica-se com o alho e a salsa picadas, ao levantar fervura rectifica-se o sal, baixa-se o lume para o mínimo e 10 minutos depois está pronto a servir, altura em que se juntam os ovos cozidos, partidos aos bocadinhos.

(Quanto ao grão de bico, costumo cozê-lo em quantidades que sirvam para várias preparações, e guardá-lo, em doses, junto com a água da cozedura)

Bom apetite!

0 comentários:

culinaria da libania Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino