petingas de escabeche

terça-feira, 29 de junho de 2010

O marido adora petingas de escabeche, de maneira que estive a preparar-lhe umas, de surpresa, para o jantar dele, já que é o único que gosta desse prato.

Ingredientes:

250 grs de sardinhas pequeninas
6 dentes de alho
farinha de milho (q.b.)
azeite (q.b.)
vinagre (q.b.)
sal (q.b.)
salsa (q.b.)
1 folha de louro

Preparação:

Pedi na peixaria que me amanhassem as sardinhas, porque não tenho jeito algum para tirar as tripas aos peixes!
Lavei bem as petingas, para saírem todas as escamas e sequei-as com papel de cozinha. Temperei-as de sal, passei-as por farinha de milho e fritei-as em azeite. Costumo colocar a farinha e o peixe num saco de plástico, e sacudo o saco, com jeitinho. Depois é só retirar algum excesso de farinha que haja no peixe, sacudindo o mesmo. Aprendi esta dica há muito tempo e acho-a muito útil, porque evita que se suje a cozinha com salpicos de farinha (fica toda dentro do saco).
As sardinhas fritas vão para uma travessa funda e serão regadas com o molho, no qual ficam a estagiar, sendo servidas frias.
O molho prepara-se levando ao lume o azeite onde fritou o peixe, depois de coado, deitando-lhe os dentes de alho laminados, o louro, a salsa, um pouco de sal e finalmente uns golpes de vinagre. Mexe-se bem e deixa-se cozinhar uns minutinhos em lume brando. Às vezes é preciso acrescentar um pouco de azeite ao já utilizado. Quanto ao vinagre a quantidade depende do gosto de cada um. O molho deverá cobrir o peixe.


Bom apetite!

costoletinhas de borrego, estufadas

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Hoje preparei costoletinhas de borrego, estufadas. A dose servida ao jantar (2 pessoas) foi acompanhada de batatas cozidas com a pele, cortadas às rodelas e cenouras, cortadas em 4, cozidas com as batatas. As outras terão o acompanhamento que a inspiração (e os ingredientes que tiver à mão) ditar!

Ingredientes:

 2 Kgs de costoletinhas de borrego
1 limão grande
sal (q.b.)
colorau (q.b.)
1 molho de salsa
1 haste de alecrim
1 cebola grande
6 dentes de alho
1 copo de vinho branco
água (q.b.
azeite (q.b.)

Preparação:

Tirei a pele às costoletas e lavei-as em água com sal e o limão cortado em 4, passando-as depois por água limpa.
Cobri o fundo da panela de pressão com azeite, a cebola descascada e cortada em rodelas fininhas, os dentes de alho esmagados, o molho de salsa, a haste de alecrim, sal (q.b.), 1 colher de sopa de colorau, as costoletas e reguei com o vinho branco, completando com água até cobrir por completo a carne. Tapei a panela, levei ao lume e, após a válvula começar a girar, baixei o lume para o mínimo e 20 minutos depois desliguei-o. Ao tirar o estufado da panela, rejeitei a haste de alecrim.

Mais uma vez confirmámos cá em casa que é uma boa opção comprar a carne (quase) sempre no mesmo fornecedor, e, aqui deixo a recomendação nesse sentido, a quem tem pouca experiência nas lides culinárias!

Bom apetite!

massa com legumes, atum e ovos de codorniz

domingo, 27 de junho de 2010

Eis a receita que preparei hoje para o almoço, bem simples, porque estive ocupada com os meus trabalhos artesanais...-Massa com legumes, atum e ovos de codorniz

Ingredientes (2 pessoas):

feijões de soja
cenouras
couve flor
milho (uma latinha pequena)
massa tipo macarrão grande (meio pacote)
2 latas de atum
4 ovos de codorniz

Preparação:
Cozi os legumes, pela ordem indicada, à excepção do milho, ou seja, em água fervente deitei os feijões de soja (congelados), deixei cozer 10 m, juntei depois a cenoura, descascada e cortada às rodelas e passados 5 minutos seguiu-se a couve flor (congelada), temperei de sal e 5 minutos depois desliguei o lume. Noutro tacho cozi o Macarrão, durante 10 m, com os ovos inteiros, temperado com um pouco de sal. Depois foi só pegar numa taça funda e misturar os legumes, previamente escorridos, com a massa, o  milho também escorrido e o atum. A decoração final foram os ovos, descascados e partidos ao meio.

A respeito dos legumes cozidos, não vos indico as quantidades, porque cozi-os também para mais logo preparar sopas. Retirei "a olho" os que juntei na massa.

bom apetite!

arroz de bacalhau, com pimentos

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Vou postar aqui a receita de arroz de bacalhau, que constituíu o jantar de hoje, cá em casa.

Ingredientes (2 pessoas):

1 posta de bacalhau (lombo)
100 grs miolo de camarão
1 cebola (pequena)
2 dentes de alho
1/4 de pimento verde
1/4 de pimento vermelho
1folha de louro
1 molho de salsa
1 haste de hortelã
sal (q.b.)
azeite (q.b.)
1 copo de arroz
2 copos de água

Preparação:

Num tacho levei água a ferver,  deitei-lhe o bacalhau, tapei o tacho e desliguei o fogão.
Noutro tacho deitei azeite, no qual deixei amaciar a cebola picada, seguida dos dentes de alho também picados, da folha de louro (retirada a nervura principal) e dos pimentos cortados aos bocados. Fui mexendo até os pimentos se encontrarem fritinhos. Adicionei então o camarão, mexendo bem, e de seguida o arroz, mexendo até o mesmo ficar com cor vítrea, altura em que  reguei com a água onde aferventou o bacalhau. Temperei com sal, coloquei a salsa, a hortelã e o bacalhau, entretanto limpo de pele e de espinhas. Quando levantou fervura, baixei o lume para o mínimo e 15 minutos depois estava pronto. Antes de servir retirei a folha de louro, a salsa e a hortelã.
Acompanhei com salada de tomate.

Como quase sempre, aferventei mais quantidade de bacalhau do que a utilizada nesta preparação, que já se encontra em caixinhas de plástico, acompanhado da água onde ferveu, e que irão para o congelador, para futuros cozinhados!

Bom apetite!

carne de porco, à Alentejana

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Vou deixar-vos o modo como preparo  a carne de porco, à Alentejana.


Ingredientes (4 pessoas):

1 kg de carne de porco
4 dentes de alho
1 folha de louro
sal(q.b.)
colorau (q.b.)
1 molho de salsa
azeite (q.b.)
1 copo de vinho branco
1 kg de ameijoas

Preparação:

Peço sempre no talho para me cortarem a carne em cubos pequenos, e digo para que efeito é, porque o olho clínico do funcionário acerta melhor com a escolha das carnes, do que eu, leiga na matéria! Coloco-a a marinar no vinho, com os alhos esmagados, o sal, o colorau, a folha de louro (sem a nervura maior) e a salsa. Convém ficar umas horas, no frigorífico.
Para cozinhar, escorre-se bem a carne, reservando o líquido da marinada, aquece-se o azeite num tacho e deita-se a carne, levando o lume à temperatura média. Vai-se mexendo, para não pegar e para a carne ficar fritinha por igual e vai-se regando com o líquido do marinada, até que esteja tenra.
Note-se que nesta primeira etapa podemos cozinhar quantidades que possam ser divididas por doses e congeladas, para outras ocasiões.
Em seguida adicionam-se as ameijoas, que estiveram umas horas em água e sal, com um pouco de farinha e que foram passadas por várias águas limpas, e mexe-se muito bem, de maneira a que abram as ameijoas e o líquido que largam se misture com o líquido onde está a carne, ficando o cozinhado muito saboroso. No fim salpica-se com salsa "esfarelada" com as mãos, ou, então com coentros.

O acompanhamento é constituído por batatas fritas, aos cubos e salada de alface.

bom apetite!

Arroz de tomate

domingo, 20 de junho de 2010

Vamos hoje ao arroz de tomate, tão bem recebido na mesa cá de casa!

Ingredientes (2 pessoas):

1 tomate grande, coração de boi
1 cebola média
2 dentes de alho
1 molho de salsa
1 copo de arroz
2 copos de água
azeite (q.b.)
sal (q.b.)

Preparação:

Deita-se o azeite no tacho, e, com, o lume médio, leva-se a amaciar a cebola picada, mexendo. Quando a cebola estiver translúcida, junta-se o tomate, pelado e limpo de sementes, partido aos pedacinhos e vai-se mexendo, para não pegar, até estar fritinho. Adiciona-se o arroz, mexendo, até ficar vítreo, regando-se então com a água, mexendo novamente. Quando levantar fervura tempera-se de sal e põe-se o lume no mínimo. 5 minutos após, mistura-se o alho e a salsa picados e 10 minutos depois está pronto a servir.

Desta vez foi acompanhado de carapaus pequeninos, temperados com sal, passados por farinha de milho e fritos em azeite.

Utilizei o tomate coração de boi, que é o meu preferido, porque consegui arranjá-lo. Noutras alturas sirvo-me de outro qualquer, desde que esteja maduro, ou até dos de conserva.
Por vezes, também junto ao tomate umas tiras de pimento.
Para quem gostar do arroz malandrinho, ao invés de deitar 2 copos de água, deita 4.

Bom apetite!

Grão de bico estufado com bacalhau

terça-feira, 15 de junho de 2010

A receita que vou postar hoje, recriei-a a partir das descrições do meu marido, porque era confeccionada pela minha sogra, que já não conheci - Grão de bico estufado com bacalhau

Ingredientes (para 2 pessoas)

duas postas de bacalhau
2 ovos
300 grs de grão de bico
1 cebola
tomate (q.b)
pimento (q.b.)
2 dentes de alho
1 molho de salsa
azeite (q.b.)

Preparação:

Escalda-se o bacalhau, previamente demolhado, em água fervente e escorre-se, reservando a água. Quando estiver arrefecido, lasca-se, rejeitando a pele e as espinhas.
O grão de bico, demolhado, coze-se em água temperada com sal.
Num tacho, deita-se o azeite e leva-se a cebola, cortada em meias luas fininhas, a amaciar, juntando-se o tomate, cortado aos pedacinhos e as tiras de pimento, que, para tornar o prato mais colorido, podemos usar de várias cores. Vai-se mexendo, para não agarrar´, e, quando o tomate estiver fritinho, adiciona-se o grão escorrido, mexe-se, para envolver todos os elementos, e, passados cinco minutos, junta-se o bacalhau, tornando a mexer.Rega-se com um pouco da água onde ferveu o bacalhau e com alguma onde cozeu o grão, mexe-se bem, salpica-se com o alho e a salsa picadas, ao levantar fervura rectifica-se o sal, baixa-se o lume para o mínimo e 10 minutos depois está pronto a servir, altura em que se juntam os ovos cozidos, partidos aos bocadinhos.

(Quanto ao grão de bico, costumo cozê-lo em quantidades que sirvam para várias preparações, e guardá-lo, em doses, junto com a água da cozedura)

Bom apetite!

arroz de moelas

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Hoje vou postar a receita que preparei, para o jantar - arroz de moelas.

 Ingredientes (para duas pessoas)

1/5 Kg de moelas de frango do campo
1 cebola
2 dentes de alho
polpa de tomate (q.b.)
1 folha de louro
1 molhinho de salsa
água (q.b.)
azeite (q.b.)
1 copo de arroz

Preparação:

Retiram-se todas as gordurinhas às moelas, que se partem ao meio, lavam-se muito bem, em água com limão e depois só com água, e vão a cozer 25 m na panela de pressão, só em água.
Num tacho deita-se o azeite, a cebola picada, mexe-se e adicionam-se os alhos picados, a folha de louro, à qual se retirou a nervura do meio e mexe-se novamente, sem deixar alourar muito a cebola e os alhos. Seguem-se as moelas, bem escorridas, mexendo bem e temperam-se com sal, deitando-se também a polpa de tomate, sem deixar de mexer, para não agarrar. Coloca-se o arroz, que se envolve bem nas moelas, e mexe-se até ficar vítreo. Nessa altura rega-se com dois copos da água onde cozeram as moelas, mexe-se bem, rectifica-se de sal, polvilha-se com a salsa picada, e, ao levantar fervura, baixa-se o lume para o mínimo. 12 a 15 minutos após, está pronto a ir para a mesa.

Acompanhei com legumes cozidos (cenoura e bróculos).

Quanto às moelas, como de costume, cozi mais do que as utilizadas nesta receita. Já tenho duas caixinhas de plástico com moelas, imersas na água onde cozeram, que, depois de arrefecerem bem, vão para a arca congeladora. Para a semana farei uma refeição de massa com moelas e a outra dose servirá possivelmente para uma entrada, noutro dia qualquer.

Quanto às cebolas e aos alhos, estive também a picar umas quantidades, a que juntei azeite, em duas caixas (uma para as cebolas e a outra para os alhos), que pus no frigorífico, e, deste modo, durante uns dias, os refogados cá em casa, vão ser feitos num instante! 

Bom apetite!

douradas, em papel de alumínio, no forno

domingo, 13 de junho de 2010

Cá fica uma receita que faço, de vez em quando, uma vezes com douradas, outras com robalos.

Ingredientes:

Douradas (uma por pessoa)
ervas aromáticas (Louro, salsa ou coentros, cebolinho)
Azeite (q.b.)
sal (q.b.)

Preparação:

Põe-se o forno a aquecer, e vai-se cortando papel de alumínio em bocados que deiam para embrulhar as douradas, individualmente. Dispoem-se as douradas no papel já cortado. Temperam-se com sal, um fio de azeite e as ervas aromáticas "esfareladas" à mão, embrulhando-se depois de maneira a que fiquem completamente cobertas com o alumínio. Colocam-se os embrulhinhos do peixe num tabuleiro de ir ao forno, no qual se mete, e deixa-se estar cerca de 20 a 25 m, a 200º. Costumo acompanhar com arroz seco e salada mista. É uma boa maneira de assar peixe, porque todos os seus elementos ficam nos papelotes, tornando-se muito saboroso. Não se esqueçam que, quanto mais quantidade de ervas aromáticas puserem, menos sal utilizam, o que é óptimo para o nosso organismo, que já consome sal em excesso noutras ocasiões!

Bom apetite!

salada de feijão verde (vagens)

sábado, 12 de junho de 2010

Já estamos no tempo dos Santos Populares, e, consequentemente, das sardinhas assadas, caldo verde, pimentos...

Vou postar hoje neste cantinho, uma salada, que acompanha muito bem as sardinhas assadas, febras, etc., e que é muito leve.

Ingredientes:

Feijão verde (vagens)
1 cebola
azeite (q.b.)
sal (q.b.)
vinagre (q.b.)

Preparação:

Coze-se o feijão verde, em água fervente, escorrendo-se de seguida muito bem. Depois de arrefecido vai ao frigorífico. Na hora de servir tempera-se com sal, azeite, vinagre e a cebola cortada às rodelas.

Também pode constituir uma refeição ligeira, boa para os dias de calor,  acompanhada de ovos cozidos, cortados em gomos e umas fatias de fiambre!

Bom apetite!

arroz de salsichas

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Aqui fica  uma das minhas receitas de arroz de salsichas, bem fácil de confeccionar e do qual as crianças (e não só) costumam gostar.

Ingredientes (para 4 pessoas):

12 salsichas, tipo alemãs
200 grs. de ervilhas
4 cenouras
1 cebola
2 dentes de alho
2 copos de arroz
água q. b.
sal (q.b.)
azeite (q.b.)
1 molhinho de salsa

Preparação:

Descasco e corto as cenouras às rodelas fininhas e cozo-as, assim como as ervilhas, em água fervente com sal (pouco). Depois de cozidas, escorro-as e reservo a água da cozedura.
Pico a cebola e levo-a a amaciar no azeite, em lume médio, mexendo sempre, juntando-lhe o alho picado e tornando a mexer. Adiciono o arroz, que vou mexendo até ficar translúcido, altura em que o rego com o dobro da quantidade de água da cozedura dos legumes, mexo, rectifico o sal, tendo em atenção que as salsichas também contêm sal, e quando levanta fervura, baixo o lume para o mínimo, juntando-lhe 5 minutos depois as ervilhas e as cenouras, tornando a mexer e passados cinco minutos seguem-se as salsichas cortadas às rodelas e a salsa, "esfarelada" com os dedos, mexe-se novamente, para que todos os elementos fiquem envolvidos no arroz e dois minutos depois desliga-se o lume.

Acompanha muito bem com ovos mexidos (um por pessoa). Já sabem que os ovos se devem partir um de cada vez para uma tacinha à parte, para evitar que algum, menos fesco, estrague o conjunto. Vão-se passando para uma taça maior, na qual serão batidos com um pouco de natas ou de leite e sal (pouco), passando depois para a frigideira anti-aderente, previamente aquecida, na qual se deita um fio de azeite, mexendo-se então até estarem "no ponto".

Claro que uma saladinha não deverá faltar, nem que seja só de alface ou de tomate!


Bom apetite!

arroz de feijão vermelho

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Vou deixar-vos a receita do arroz de feijão vermelho, que confeccionei hoje e que acompanhou bifes de porco panados.


Ingredientes (para 2 pessoas)


1 copo de arroz
1 porção de feijão vermelho (descongelei um guardado cozido junto com água onde cozeu)                                         
1 cebola (das novas)
2 dentes de alho
água (q.b.)
1 molhinho de salsa
azeite (q.b.)
sal (q.b)



Preparação:


Deixei amaciar a cebola picada no azeite, em lume brando e juntei-lhe um dente de alho picado, mexendo sempre, adicionei o arroz, que mexi até ficar vítreo, altura em lhe juntei o feijão e dois copos de água (contando com a água onde tinha cozido o mesmo). Temperei de sal, mexi bem e, logo que ferveu, baixei o lume para o mínimo. Passados 5 minutos destapei o tacho e misturei o outro dente de alho e a salsa picadinhos. Mais 7 minutos depois estava o arroz sequinho e pronto.

Bom apetite!

cataplana de ameijoas e camarão

terça-feira, 8 de junho de 2010

Hoje a receita vai ser a de uma cataplana  de ameijoas e camarão, que sai sempre "comestível" e é agradável para um convívio ou até só para nós!

Ingredientes (para 4 pessoas)

1 Kg de ameijoas
1/5 Kg de camarões
2 cebolas
4 dentes de alho
pimento (q.b.)
1 cerveja-mini
1 molho de coentros
azeite (q.b.)
sal (q.b.)
pimenta (q.b.)

Preparação:

Deita-se o azeite, o sal (pouco) a pimenta, as cebolas e o alho descascados e laminados, o pimento (eu usei cerca de metade de um vermelho e outro tanto de outro verde, que tenho congelados, partidos aos bocados, no fundo da panela de cataplana. As ameijoas, que por norma, e por serem mais acessíveis, compro congeladas, da variedade vietnamitas, (são brancas com uma mancha preta), e há em todos os super-mercados, têm de estar umas horas em água com sal e um pouco de farinha, e, depois desse estágio, deverão ser passadas por água limpa, e, só então se adicionam aos outros ingredientes, colocando por cima os camarões. Para finalizar, rega-se com a cerveja e salpica-se com os coentros "esfarelados" à mão, caso sejam dos frescos, como hoje. Tapa-se então a panela, que se põe ao lume e, quando se ouvir o borbulhar da fervura, baixa-se o lume para o mínimo contam-se 15 a 20 minutos. Ao destapar há que ter cuidado com o vapor, porque queima mesmo!

Acompanhei apenas com pão de mistura, fatiado. Claro que tinha servido primeiro a sopa...

A rematar a refeição seguiu-se uma salada de frutas.

Bom apetite!

quiche de legumes

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Vou deixar-vos a receita que fiz hoje, de uma quiche de legumes, que saíu muito bem, sendo que não a preparo sempre com os mesmo ingredientes!

Ingredientes:
Massa quebrada (fresca, comprada no super-mercado)
250 grs de natas
3 ovos
1 lata (pequena) de milho
1 cenoura ralada
couves de bruxelas, bróculos e couve-flor (não vos sei indicar as quantidades, porque aproveitei os restos de uns saquinhos que tinha no congelador...)
200 grs de queijo ralado (utilizei uma mistura de 4 queijos)
sal e pimenta (q.b.)

Preparação:

desenrolei a massa quebrada, com a qual forrei uma tarteira de pirex, utilizando igualmente o papel vegetal que a acompanhava e piquei a massa com um garfo.
Os legumes congelados foram cozidos em água e sal, e depois bem escorridos.
Numa taça misturei todos os ingredientes, excepto o queijo. Deitei a mistura na tarteira e cobri-a com o queijo ralado. Foi ao forno, previamente aquecido, durante 30 minutos. Ficou douradinha, colorida e muito saborosa.

Acompanhei com salada de alface e tomate.


Quando vem o tempo mais quente, começo a preparar quiches, de vez em quando, de maneira que irei postando as suas receitas.


Bom apetite!

Sopas da semana

domingo, 6 de junho de 2010

Vou deixar aqui as receitas das sopas que vão ser consumidas  esta semana, cá em casa, cuja base acabei de fazer, e já está dividida por 3 caixas de plástico. Cada uma dará para dois dias, pelo que, duas delas, após arrefecerem, seguirão para a arca congeladora e a outra para o frigorífico.

Ingredientes da base:
1 Kg de batatas
2 cebolas (das novas)
3 dentes de alho
abóbora (uma porção das que tenho congeladas, cortada aos cubos)
1 Kg de cenouras
3 cabeças de nabo
1 naco de presunto
água (q.b.)

Ingredientes para adicionar à base:
azeite (q.b.)
sal(q.b)
couve coração
agrião
feijão verde (ou vagens)


Preparação da base:

Descascar os legumes, cortar aos bocados e deitar na panela com o presunto e a água que terá de ultrapassar um pouco a altura dos mesmos. No caso, utilizei panela de pressão e, após a válvula começar a girar, deixei cozer  20 minutos.10 minutos depois destapei a panela, retirei o presunto e reduzi os legumes a puré, com a varinha mágica. Ficou pronta, deste modo, a base para as sopas. 

A primeira porção levará couve coração, cujas folhas foram bem lavadas e "esfarrapadas" à mão, secas com um pano de cozinha, de algodão, e congeladas. Vou cozê-las em água fervente com azeite e sal (q.b.), e adicionar à base da sopa, mexendo bem e deixar ferver novamente.

À 2ª porção, que deixarei descongelar na devida altura, irão juntar-se agriões de dois molhinhos, cujas folhas escolhi e tratei  de igual modo que a couve coração. O agrião, não será cozido  à parte, já que coze em pouco tempo, sendo assim adicionado à base da sopa, depois de posta a ferver, com azeite e sal (q.b.).

A 3ª porção casará com feijão verde, cortado em juliana e processado da mesma maneira que a couve coração e o agrião. Penso dar-lhe uma fervura à parte..

(O presunto, depois de arrefecido, vai ser embrulhado em papel de alumínio e posto no frigorífico. Utilizarei  em sandes, omeletes, etc.).

Como já repararam, a hortaliça para a sopa (couve coração, agrião e feijão verde), encontra-se toda na arca congeladora. Só a compro, quando vejo que foi colhida recentemente, e, caso não a utilize de imediato, preparo-a do modo que vos indiquei. Também compro muitas vezes já congelada.

Temos assim as sopas da semana. Claro que a consistência das mesmas varia consoante o gosto do pessoal. Aqui em casa gostamos delas consistentes!

Bom apetite!

Dica associada a culinária

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Não, hoje não vou postar nenhuma receita. Vou dar-vos uma sugestão, que penso ser muito útil, para uma melhor gestão da  nossa culinária e da organização doméstica!

Ontem, munida de sacos térmicos, bloco de apontamentos e lapiseira, inventariei os recheios do meu frigorífico e da arca congeladora. Fui retirando as embalagens, anotando no bloco, e guardando nos sacos térmicos. Aproveitei para fazer uma limpeza mais completa a esses dois electrodomésticos, desligados, claro. Utilizei um paninho que ia embebendo em água morna com vinagre, torcendo depois, a que se seguia uma passagem só com água morna e finalmente uma última passagem com um pano seco. deixei as portas abertas durante algum tempo, após o que voltei a ligá-los e acondicionei os meus produtos congelados, mais arrumadinhos, eh!eh!eh!.
Plagiando uma idéia do genro, que é muito metódico, vou passar a manter junto da arca congeladora e do frigorífico, os blocos de apontamentos com o que que vai colocando assim como o que se retira. Sei que funciona.

Aqui fica a dica, que espero vos agrade!

rolinhos de pão polar, com salmão fumado

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Hoje vou deixar-vos uma receita típica da Suécia, que aprendi com a sobrinha que reside lá. Fica muito agradável para estes dias quentes e é muito simples de preparar.
Dei-lhe o nome de rolinhos de pão polar, com salmão fumado, porque, efectivamente, não sei  o nome dela.

Ingredientes:

pão polar
salmão fumado
manteiga
ovos
cebolinho
creme fresco de leite
sal
pimenta

Preparação:

Barram-se as fatias de pão polar com manteiga, cobrem-se com salmão fumado, fatiado, ovos cozidos, cortados às rodelas (devem deixar-se pouco cozidos, com a gema cremosa),  que se salpicam com cebolinho picado. Enrolam-se as fatias do pão, cuidadosamente e cortam-se em pequenos rolos.

Prepara-se um molho com o creme fresco de leite,  temperado com sal e pimenta, adicionando-se por fim cebolinho picado, mexendo levemente para o envolver bem no creme.
Este molho é servido  numa tacinha, à parte.

Acompanha-se com arroz branco, sequinho e uma salada.

Bom apetite!

culinaria da libania Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino